Há 5 meses o Rio de Janeiro conta com uma nova aceleradora, a Investcomm. Apesar de atuar discretamente, a empresa formada por David Portes e seu filho, Thiago Monsores, está trabalhando para gerar impacto no ecossistema empreendedor. Durante esse período, eles dizem que já investiram R$ 2 milhões nas empresas Facilista, na AD Experiências Inovadoras, Talk About, e Infoclad. Todo o capital saiu do bolso de pai e filho, como pessoas físicas.
A distribuição não foi igual para todos, assim como o equity que eles pegaram de cada uma. Monsores nos conta que, se a empresa ainda não atingiu determinado grau de maturidade, eles pegam entre 30% e 50% de participação; se for uma empresa mais avançada, o número varia entre 20% e 30%.
Monsores explica que, diferente de outras aceleradoras, eles não pretendem acelerar várias startups de uma vez. Pelo contrário: por enquanto, o processo de seleção é feito a dedo e a maioria das empresas chega por meio do networking de Monsores e Portes.
Por enquanto, as empresas funcionam no Rio de Janeiro, junto com a própria Investcomm ou em um espaço de coworking na cidade. Eles ainda estão estruturando seu time de mentores, mas já contam com nomes como Pedro Salomão, da Rádio Ibiza, e Bruno Mello, da Mundo Marketing.
Para falar com eles, por enquanto, a melhor forma é entrar em contato por email (contato@investcomm-br.com). Monsores diz que, dentro de um mês, eles deverão se lançar oficialmente, colocando um site no ar.