De olho na interatividade, o pessoal da Convertiva desenvolveu uma plataforma de segunda tela para que o cliente receba conteúdos extras, especialmente desenvolvidos e relacionados com a programação que assiste na televisão.
Conversei com o Marco Panichi, que capitaneia a startup com mais quatro funcionários de desenvolvimento de produto e marketing lá em Porto Alegre – mas a empresa, que está ingressando na vertente comercial agora, quer operar no Brasil todo. Veja o que ele me contou.
Produto
“Oferecemos uma plataforma de segunda tela para interação através de smartphones, tablets, set-up boxes e smart TVs nos quais nossos clientes podem oferecer aos seus consumidores promoções, conteúdos-extras, premiações, recompensas por fidelidade de uso e diferentes ações de engajamento baseados em check-In e/ou presença física em um determinado local.”
Público-alvo
“Agências de publicidade, emissoras de TV, cinemas, lojas e casas noturnas. Em suma, marcas que desejem interagir com os consumidores através de diferentes dispositivos e locais físicos.”
Fundador
“Eu, Marco Panichi, sou o fundador. Eu me vejo como o técnico de um time de futebol: quero que nossos usuários e clientes marquem gols, tenham as informações que desejam e interajam de uma forma fácil, divertida e não invasiva. Para isso trabalho com a estratégia e tática do jogo. Me dedico a formar um time com qualidades técnicas e criativas do tipo que tira goleiro da área e passa a bola redonda para os usuários e clientes atingirem seus objetivos – marcar o gol.”
Foco
“Desde junho de 2011 estamos trabalhando na plataforma. Nosso enfoque foi consequência de observar que as ações de mobile marketing eram trabalhosas para desenvolver, de alto custo e os clientes ficavam receosos em desenvolver campanhas com mobile, principalmente devido aos prazos e o curto tempo de duração das ações.”
Abrangência
“Nós nos vemos como um veículo – um Guia de Entretenimento de TV, Cinema e Baladas – no qual temos uma base de usuários com o aplicativo instalado em seus dispositivos no qual as marcas podem estimular o consumidor (através da TV, cinema, casas noturnas e lojas) a interagir, experimentar ou comprar seus produtos. Temos diferentes modelos de promoções pré-programadas que nossos clientes podem adaptar conforme os objetivos de suas campanhas. O que oferecemos é um canal de interação de rápida configuração no qual os usuários utilizam diariamente para escolher suas opções de entretenimento.”
Vantagens
“Nós oferecemos a vantagem da criação de ações promocionais não somente na frente da TV, mas também dentro de cinemas e casas noturnas. Entendo que esse enfoque é inédito no Brasil e também no mundo. O mercado de segunda tela no Brasil é muito novo, está ainda em formação. Existem produtos um pouco mais difundidos que o Vibetr na imprensa mas com uma base pequena de usuários ou somente com clientes com cases-piloto. Cada uma está na frente em pelo menos um ponto em relação ao outro. Entendo que as diferentes empresas que atuam neste mercado ainda estão no momento de promover o conceito de segunda tela e consolidar suas atuações e diferenciais.”
WebSummit
“Ficamos muito felizes com a indicação pois é uma validação do nosso plano de negócios. Tendo em vista que estamos lançando comercialmente nosso produto em poucos meses, é muito bom ter a aprovação de um comitê que analisou mais de 5.000 empresas. Dá a sensação que fizemos o dever de casa. Mas não podemos nos enganar que isso equivale a tirar Nota 10 no exame. Ter clientes e usuários satisfeitos é a verdadeira prova.”