Imagine um mundo em que a tecnologia ajude a resolver os problemas mais difíceis. Este foi o tema da competição mundial de estudantes de tecnologia Imagine Cup 2009. Imagine também que, entre 300 mil inscritos de 142 países, 5 equipes brasileiras conquistaram 4 das 9 categorias oficiais, mais 3 dos 10 prêmios especiais. Isso tornou o Brasil o grande vitorioso desta edição do evento. Confira quem são essas equipes e em quais categorias seus projetos foram os melhores.
Os brasileiros premiados – Virtual Dreams, LEVV It, Willburn, Proativa Teams e IC-Unicamp foram as equipes brasileiras a conquistarem categorias e prêmios. A Virtual Dreams, de São Paulo, conquistou com o projeto HealthTags o terceiro lugar em Software Design, o terceiro lugar em Mashup e menção no prêmio Windows Mobile. Os pernambucanos da LEVV It conquistaram o primeiro lugar em Game Development com o projeto Choice. A Willburn, de Bauru, conquistou o primeiro lugar em Design. A Proativa Teams, também do Pernambuco, conquistou o primeiro lugar em Interoperability, com o projeto ProLearning. A equipe IC-Unicamp ficou com o segundo lugar do prêmio Tablet Acessibilty, com o projeto Tablet PC Accessibility Toolkit.
O evento – A visão por trás da Imagine Cup, promovida pela Microsoft, é a de que está nas mãos dos estudantes tudo que o mundo pode vir a ser. São eles que tem os grandes sonhos e um relacionamento íntimo com a tecnologia. O Objetivo do evento é despertar nos jovens um forte senso prático e competitivo de transformar sua imaginação em ferramentas inovadoras que façam a diferença no mundo de hoje. A competição dura um ano, comm eliminatórias locais, regionais, online e as finais acontecem cada ano em uma cidade diferente. Este ano, as finais mundiais da Imagine Cup aconteceram na cidade do Cairo, no Egito.
Veja fotos e vídeos das finais no Cairo, acessando este blog.
Para conhecer outras iniciativas da Microsoft para estudantes, acesse este link.