Talvez a parte mais divertida do futebol seja chegar no dia seguinte no trabalho e brincar com os colegas torcedores dos times que perderam o último jogo. E se além do jogo houvesse outra forma de mostrar a força do seu time como uma “guerra” de torcidas? Não guerra física propriamente dita, mas um duelo de forças no Twitter? (sempre ele). Bom, entre os aplicativos que se aproveitam da plataforma do Twitter para criar interação existe para o Brasileirão no Twitbol.
O Twitbol foi criado pela agência Cappuccino que são os mesmos que criaram o Twitrânsito, já falado aqui no Startupi. Não por acaso o design geral é bem parecido e nos dois casos a ferramenta extrai do streaming público do Twitter informações para formar sua base de dados. No caso do Twitbol em dias de jogo do Campeonato Brasileiro e nos dias após esses jogos, todos que “tuitarem” a hashtag de seu time representa um gol para ele no jogo daquela rodada.
Aliás o futebol pode ser uma boa via para muita gente entrar no Twitter. O @manomenezes, técnico do Corinthians que o diga. Converteu muitos torcedores para a ferramenta de microblogging. Fora essas iniciativas existe também já desde o ano passado pelo menos o site Siga seu Time, que permite a um torcedor saber as últimas novidades sobre seu time de futebol via Twitter.
E como o Twitter é a grande vedete da busca em tempo real – até o Google admite que está atrás neste quesito – e futebol é bastante divertido quando em tempo real, o casamento entre as duas coisas (Twitter e a bola na área) tem muito pra dar certo. E a próxima rodada começa amanhã.