O Google lançou oficialmente ontem um produto que já vinha testando há algum tempo. Chamado de Helpouts, trata-se de uma plataforma em que qualquer pessoa pode agendar um horário para fazer uma videoconferência com outra pessoa que possa ajudar a explicar ou demonstrar alguma coisa. Para usar um termo em voga, é um marketplace, mercado bilateral, que necessita tanto de fornecedores quanto de consumidores. Há um claro viés educativo, bem como de suporte e ajuda.
Há helpouts (ajudas) gratuitos e helpouts pagos (usa-se a carteira virtual Google Wallet para isso). Você pode cobrar um valor fixo, ou um valor por minuto. Os vídeos podem ser gravados para verificação de qualidade, pois a plataforma garante ao consumidor 100% de devolução do dinheiro caso a experiência não seja satisfatória.
É possível agendar os atendimentos (em um sistema parecido com o Calendar), e alguns estão disponíveis na hora (depende da disponibilidade do ofertante, pois é ao vivo em tempo real). A teleconferência acontece por meio da plataforma de Hangouts.
Será que o fato de o serviço ser um desdobramento do Google vai garantir uma forte tração de usuários?