O LinguaLeo, maior empresa russa de ensino online de inglês, inicia suas operações no Brasil com o lançamento de sua plataforma LinguaLeo.com.br. O país foi o escolhido para iniciar o plano de expansão global da companhia e receber os diferenciais da plataforma, como a interface lúdica, semelhante a um game on-line, onde se passa o processo de aprendizagem.
Para a nova fase, a empresa recebeu recentemente um aporte de US$ 3 milhões da Runa Capital, fundo de investimento russo focado em tecnologia.
Com dois anos de existência, o site já conta com 2,5 milhões de usuários cadastrados. O diferencial está em oferecer o conceito de gamefication, destinado a alunos de todas as idades. A plataforma foi elaborada para proporcionar um aprendizado que utiliza exemplos e situações do cotidiano, de acordo com o nível de conhecimento do aluno. “O site se adequa a estudantes de diferentes níveis, do iniciante ao avançado, pois complementa qualquer método de aprendizado de línguas ao proporcionar uma experiência online dinâmica e interativa, bem como conteúdos em Inglês sobre diferentes assuntos mantendo a motivação durante os estudos”, afirma Aynur Abdulnasyrov, fundador e CEO do LinguaLeo.
Com ferramentas para que o internauta melhore seu vocabulário, interpretação de texto, pronúncia e compreensão oral, o site trabalha com materiais adequados ao perfil e proficiência de cada usuário. Para tornar a experiência mais divertida, a plataforma presenteia o aluno com um animal de estimação, o Leo, um leãozinho que deve ser alimentado com almôndegas, que são a moeda do jogo do LinguaLeo. Utilizar o acervo de áudio, vídeo e textos do site, acrescentar palavras desconhecidas ao dicionário pessoal e explorar os treinos, que colaboram para a fixação de novas palavras, ajudam a alimentar o personagem, além de fazer o usuário ganhar pontos de experiência e avançar em níveis.
“Fomos os vencedores do mais prestigiado prêmio para inovação em tecnologia na Rússia como a melhor startup, o que nos deu grande alegria para seguir com o projeto de internacionalização. Escolher o Brasil como primeiro país, fora a Rússia, é uma aposta no bom momento da economia local. Em um ano, esperamos chegar a mais de 1 milhão de usuários brasileiros”, completa Abdulnasyrov.
O registro e o acesso à parte do conteúdo do site, como glossários, conjunto básico de treinos, número limitado de palavras para aprender e um curso, são gratuitos (Status Básico), mas há ainda a opção pelo Status Ouro. Por R$ 99,00, valor válido por 12 meses, o usuário tem à disposição glossários, conjunto completo de treinos, número ilimitado de palavras para aprender, 15 cursos para todos os níveis além de direito a todas as novas ofertas que surgirem na plataforma. O Portal também dispõe de uma versão corporativa, voltada a empresas e executivos, além de realizar entre os usuários promoções e descontos especiais.
Aynur Abdulnasyrov – fundador e CEO
Empresário bem-sucedido do ramo da internet, Aynur Abdulnasyrov fundou sua primeira empresa quando ainda era universitário, na State University – Higher School of Economics (HSE). A empresa era uma escola de idiomas “offline”, com 150 professores que ministravam 12 idiomas. O executivo também fundou um site de artistas (treda.ru), além de um site para promover o trabalho de fotógrafos (ImageStars.Net). Atualmente, seu foco é totalmente voltado ao LinguaLeo como um “projeto mundial online de grande potencial”, em suas palavras.
Sobre o LinguaLeo
O LinguaLeo é considerado hoje a plataforma web mais popular para o aprendizado de inglês na Rússia e em toda a Europa Oriental. O site já possui mais de 2,5 milhões de usuários registrados e está entre os melhores competidores globais, de acordo com a Alexa Internet Inc., serviço que mede quantos usuários de Internet visitam um determinado site da web. Atualmente, a empresa se prepara para sua expansão global, começando pelo Brasil.