KPTL e Vale lançam fundo para investir R$ 200 milhões em startups de impacto na bioeconomia

A KPTL, gestora de Venture Capital e o Fundo Vale, de fomento e investimento, se unem em parceria e lançam o fundo de Floresta e Clima para investir R$ 200 milhões em startups de impacto na bioeconomia. O novo fundo conta com parcerias estratégicas e cotistas de peso como a Tridon Participações, family office dos fundadores da Jacto, além dos empresários Denis e Ilana Minev, das Lojas Bemol, e de Marco Riguzzi, empresário da área de embalagens e acionista da Farmaplast. A Resultante, consultoria especializada em ESG, auxilia o fundo na mensuração e estratégia de impacto. 

Estão no radar do fundo startups que atuem com tecnologias com potencial para reduzir custos e aumentar eficiência da certificação de créditos de carbono, além de restauração e proteção florestal em larga escala. “O Brasil será protagonista global em inovações para a sustentabilidade. E fomentar novas tecnologias é parte fundamental para ocuparmos este posto”, afirma Renato Ramalho, CEO da KPTL.

Atualmente o Fundo Vale é responsável pela ideação e coordenação de uma das maiores iniciativas de recuperação de áreas hoje em curso no país, fruto do compromisso voluntário de sua mantenedora, a Vale, de recuperar e proteger 500 mil hectares no Brasil até 2030, conhecido como Meta Florestal Vale 2030. “Decidimos nos dedicar à estruturação do Fundo Floresta e Clima em parceria com a KPTL com a crença de que ao investir em soluções tecnológicas que tragam respostas para a redução de custo e aumento da eficiência na atuação florestal e na mitigação das mudanças climáticas, gerará valor para o ecossistema como um todo”, explica Gustavo Luz, gerente do Fundo Vale & Participações.

O fundo nasceu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da competitividade dos negócios ligados à floresta e ao clima, com as metas brasileiras em acordos climáticos e com o fortalecimento da cultura empreendedora. “Ao longo de seis meses o grupo trabalhou na construção da Teoria da Mudança do fundo, na criação de uma governança diferenciada, de um fluxo de seleção e de investimento sob critérios e métricas de impacto”, comenta Maria Eugenia de Buosi, CEO da Resultante.

“Florestas são nossa melhor oportunidade de fortalecer o Brasil como grande potência na produção de alimentos e ao mesmo tempo em armazenamento de carbono e inovação em bioeconomia, em preparação para uma reinvenção da economia nacional para o século 21.  Nas nossas florestas o Brasil encontra sua oportunidade de redenção e prosperidade sustentável.” finaliza Denis Minev, Diretor e Presidente das Lojas Bemol.

* Foto de destaque: Gustavo Luz, Gerente do Fundo Vale & Participações e Paulo Tomazela, Sócio Geral da KPTL / Crédito: Bruna Tassis


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.