Avançando em sua terceira fase de expansão no Brasil, a SAP Labs Latin America, hub de inovação, pesquisa e desenvolvimento da SAP, inaugurou um novo ecossistema em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, gerando mais de 200 empregos indiretos na região. Localizado dentro do campus da Unisinos, a nova unidade recebeu investimentos de R$120 milhões e abrigará uma força de trabalho de cerca de 850 colaboradores brasileiros e de outras 20 nacionalidades, dentro de um total de quase 2000 pessoas.

“As empresas latino-americanas estão investindo cada vez mais na transformação digital, e prestando atenção especial para a sustentabilidade”, afirmou Dennison John, presidente da SAP Labs Latin América. “Com esta nova expansão de nossas operações, estamos em posição para liderar este processo e demonstrar ao mundo a criatividade e a capacidade de inovar da região, atuando juntamente com especialistas do mundo todo para criarmos tecnologias ágeis, poderosas e que tem a sustentabilidade como centro.”

SAP e suas edificação sustentável

O novo edifício do complexo tem 14.000 m² de área construída e será o prédio com menor nível de emissão de CO2 por funcionário da companhia em todo o mundo, e referência em edificações verdes no Brasil, atendendo aos requisitos de certificação LEED Gold (Liderança em Projeto de Energia e Meio Ambiente, em inglês). Edifícios com esta certificação utilizam, em média 20% menos energia do que edifícios de mesmo porte. Com a finalização do projeto, todo o complexo da SAP Labs terá um total de 30 mil metros quadrados. 

A expansão da SAP Labs foi pensada para gerar o menor impacto ambiental possível: foram adotados conceitos como reutilização de água, consumo inteligente de energia e aproveitamento máximo da luz natural, uso de materiais de construção sustentáveis (estrutura metálica, vidro e madeira), destinação correta de resíduos e utilização de materiais de baixa degradação ambiental.

A expansão também marca a nomeação da SAP Labs Latin America como um HUB global de inovação, pesquisa e desenvolvimento dentro da SAP, juntamente com centros dos Estados Unidos, China, Índia e Canadá. A SAP Labs Latin America passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações da SAP que são responsáveis por desenvolver soluções de alto padrão que ajudam os clientes da SAP a endereçar os grandes desafios do mundo dos negócios atualmente, da gestão de programas de sustentabilidade a tecnologias de gestão em nuvem de alta capacidade.