A Cogna Educação deu o próximo passo em direção ao seu objetivo de se tornar a mais digital das empresas de educação do Brasil e lançou o Hubble Startup Studio. A iniciativa pretende funcionar como um ponto de convergência de projetos em estágio mais avançado e fomentar a inovação descentralizada nas verticais do grupo, como na Kroton, de ensino superior e na Somos Educação, voltado para o ensino básico.

O hub de inovação da empresa conta com processos bem definidos e funciona de forma análoga a uma venture building, tendo três linhas estratégicas, designadas tecnicamente como horizontes de inovação: o Horizonte 1 é o de inovação incremental, que contempla soluções voltadas para educação (28% das teses que se encontram em desenvolvimento hoje correspondem a essa categoria); o Horizonte 2, inovação adjacente, explora oportunidades de negócios adjacentes (concentrando 59% das teses); e o Horizonte 3, de inovação transformacional, visa “disruptar” o mercado, atuando em categorias futuras (13% das teses).

A decisão de usar como base o conceito de venture building, segundo Gabriela Diuana, sócia e diretora de Inovação da Cogna, foi proveniente dos diversos benefícios de velocidade de aprendizagem e retorno dos negócios acoplados a ele. Atualmente, há 19 teses ativas dentro do Hubble Startup Studio, com a maioria em estágio de modelação de produto e testes de relevância para os usuários; e quatro delas estão em validação da solução, por meio de MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável), de acordo com a necessidade do negócio e do cliente. Somente após essas etapas é que os produtos entrarão em fase de crescimento e geração de receita significativa para o investimento.

Entre os formatos de negócio que estão sendo acelerados pelo Hubble está a Plataforma B2C de negócios integrados da Cogna, a Voomp, que consolidará quatro businesses: marketplace educacional, plataforma de infoprodutores e afiliados, fintech e plataforma de empregabilidade e renda. O projeto oferece cursos de graduação, pós-graduação, de idiomas e cursos livres.