Buscando trazer novas funcionalidades no aplicativo, tanto para empresas quanto para usuários comuns, o WhatsApp agora permite desenvolvedores utilizem uma API para integrar a plataforma para PMEs. Recentemente a plataforma anunciou disponibilizará na plataforma um pacote de assinatura para empresas que se utilizam do aplicativo para comunicação. Com o pacote, mais aparelhos podem ser acessados ao mesmo tempo por uma mesma conta, além de outras funções.

Para usuários do dia-a-dia, o WhatsApp apresentou as Comunidades, uma nova aba no aplicativo que unifica pessoas de todo o mundo com gostos e interesses comuns, na intenção de aproximar pessoas e aumentar a interação.

Whatsapp e sua API

Agora o aplicativo dá um grande passo ao permitir que qualquer empresa possa personalizar as funções de seu aplicativo, para dar ainda mais singularidade e agilidade ao serviço. Empresas e desenvolvedores agora podem acessar de forma rápida e fácil o serviço, trabalhar no próprio WhatsApp para personalizar ainda mais a experiência e reduzir o tempo de resposta ao cliente. O serviço fica disponível para qualquer empresa, de qualquer tamanho e em qualquer lugar do mundo, com os serviços gratuitos e seguros de hospedagem na nuvem oferecidos pela Meta. Com a nova API, o que antes levava meses pode ser feito em minutos. 

Vale ressaltar, essa nova ferramenta do WhatsApp não é obrigatória e para aqueles que não tenham interesse em implementar a API, basta usar o aplicativo como de costume. O WhatsApp permite que algumas empresas usem a API baseada na nuvem, enquanto outras devem continuar usando o app WhatsApp Business.

Além disso, a plataforma também disponibilizará novos links personalizáveis que abrem uma conversa com a empresa no WhatsApp, para ajudar as empresas a atrair clientes em diferentes plataformas online. Esses recursos são adicionais, opcionais e serão oferecidos no app WhatsApp Business como parte de um novo serviço premium pago.