Segundo pesquisa da Genesys, 63% dos consumidores na América Latina preferem empatia e soluções rápidas durante o atendimento. Visando mudar a forma como as empresas prestam atendimento ao consumidor, o CEO da Pontomais, Hendrik Machado, indica como humanizar ainda mais a interação com o cliente nos canais digitais das marcas, confira: 

1- Seja acessível

Facilitar o contato do cliente com a empresa é muito importante. Quando estão com algum problema, os consumidores precisam que o contato seja rápido, e dificultar o caminho deles até o suporte dificulta a interação. Por isso, procure deixar os contatos de suporte visíveis e construa um fluxo simples, sem que ele precise passar por diversos colaboradores até resolver o problema. 

2- Mostre os bastidores da marca 

Como uma maneira de se aproximar do público, marcas humanizadas costumam divulgar trechos do dia a dia da empresa. Vídeos no YouTube, uma seção dedicada no site ou atualizações nos stories são algumas maneiras de fazer isso. A Pontomais, por exemplo, possui duas contas no Instagram: uma dedicada para conteúdos institucionais, e a outra exclusiva para divulgação de vagas e novidades internas. 

3- Mantenha a clareza na comunicação

É importante entender que apesar de alguns termos serem comuns no dia a dia da empresa, os clientes podem não entender seu significado. Por isso, é importante que durante a comunicação com o cliente a linguagem seja menos formal, evitando o excesso de termos técnicos e mantendo sempre a clareza.  

4- Esteja alinhado com a cultura da empresa

Para humanizar sua marca, é importante que os valores estejam alinhados com a cultura da empresa. Quando isso acontece,  o atendimento humanizado se torna algo natural para todos os colaboradores, que incorporam isso em sua rotina de trabalho. Uma empresa que preza pela empatia, por exemplo, precisa que o ambiente de trabalho seja repleto de ações empáticas, para que seus colaboradores apliquem espontaneamente a mesma conduta na hora de conversar com fornecedores e clientes. 

5- Cuide dos colaboradores

É importante entender que uma marca humanizada não valoriza somente a comunicação com o cliente, e sim tudo que está ao seu redor. Atender os clientes com empatia e agilidade é essencial, mas sem esquecer que os funcionários são uma peça muito importante para seu funcionamento, sempre oferecendo todo o suporte necessário a eles.