A Uber lançou a modalidade de viagem Shuttle, serviço de aluguel de ônibus para empresas. O recurso é destinado a companhias que querem fretar veículos para ida e vinda dos funcionários para o trabalho. O novo produto usa a tecnologia da plataforma para facilitar o dia a dia das empresas, com veículos de alta capacidade que acomodam de 10 a 50 pessoas.

Com o novo serviço, as empresas passam a gerenciar viagens de ônibus fretados para o transporte dos colaboradores diretamente pelo app da Uber. Dessa forma, os funcionários poderão reservar no app uma vaga no ônibus, além de checar as rotas e paradas disponíveis para o embarque e desembarque em tempo real. O lançamento acontece poucos dias após a gigante anunciar o fim do delivery de restaurantes no Brasil pelo Uber Eats.

Para Tavane Gurdos, diretora da Uber para Empresas na América Latina, a chegada do Uber Shuttle para empresas no Brasil é sinal da tendência de aumento no número de companhias que estão focadas em oferecer mais benefícios aos funcionários. “Temos percebido que as empresas têm buscado cada vez mais oferecer benefícios que sejam interessantes para seus funcionários e façam sentido para o negócio. O Uber Shuttle para Empresas chega nesse momento e une a facilidade do uso do aplicativo da Uber, que já é conhecido por todos, com a oferta de um novo produto que promove o deslocamento de colaboradores de uma mesma empresa”, explica.

E foi com essa necessidade que a Toyota fechou um acordo comercial com a Uber para Empresas, conectando companhias de transporte de ônibus fretados com a montadora com o objetivo de levar funcionários de São Paulo até Sorocaba, onde está localizada uma das fábricas da montadora. Os colaboradores reservam uma vaga no Uber Shuttle para Empresas diretamente pelo aplicativo da Uber e viajam com tranquilidade nos trajetos de ida e volta entre a capital paulista e o interior.

“Quando retomamos nossas atividades de forma híbrida, após praticamente um ano e meio com nossos colaboradores da área administrativa em trabalho remoto, era fundamental garantirmos a eles um transporte seguro e eficaz para que se sentissem à vontade nessa volta ao escritório. Por isso, optamos por um parceiro referência em mobilidade e que vem, desde então, contribuindo para que essa experiência dos nossos colaboradores seja a melhor possível”, afirma Celso Simomura, diretor de RH e Administração da Toyota do Brasil.

A opção Shuttle fica disponível na tela principal do app do Uber, juntamente com as categorias de viagens, comida e entrega. Ao entrar nela, o trabalhador verá as opções de ônibus ou vans disponíveis para o trajeto, com os horários de embarque e previsão de chegada.

Após escolher a viagem, o funcionário confirma a corrida na modalidade Shuttle, nos mesmos moldes das viagens em carros de passeio. Os motoristas que dirigem pela plataforma também passam por checagem de identidade por selfie, com versões com e sem máscara para aumentar a segurança.