Startup que utiliza dados para conhecer o comportamento do consumidor recebe aporte

A Mercafacil, criadora da plataforma de Consumer Behavior Management (CBM), que utiliza dados para conhecer o comportamento do consumidor, recebeu um aporte da Z-Tech, hub de tecnologia e inovação da Ambev.

A ferramenta permite até 95% das vendas identificadas, um aumento de aproximadamente 30% na retenção dos clientes e um ticket médio até 150% maior dos consumidores fidelizados. Até o momento, mais de 2.200 lojas já utilizam a solução em todo país. Os valores do investimento não foram revelados.

Para a Mercafacil, ajudar o varejista a vender mais, gastar menos e trazer mais consumidores para reforçar a sua base de negócios é a solução. O sucesso da ferramenta e o potencial de crescimento fizeram a Z-Tech aportar um investimento série B na Mercafacil, trazendo a empresa para o seu ecossistema de startups, fomentando o pequeno e médio empreendedor a crescer com o uso da tecnologia, mesmo sem conhecimento e altos investimentos.

“A rodada de investimento série B que recebemos da Z-Tech vai nos ajudar a otimizar a base de usuários da Mercafacil e aumentar a gama de produtos e serviços direcionados ao público varejista. Nosso objetivo é aproveitar o investimento para desenvolver soluções inteligentes que integrem o meio físico e digital, oferecendo uma experiência completa e homogênea em ambos os canais para os nossos clientes”, explica o cofundador e CEO da Mercafacil, George Christofis Neto. 

A venda digital também está na mira da Mercafacil. “A tecnologia que desenvolvemos pode ser usada pelo varejo digital em seus múltiplos canais (e-commerce White label, WhatsApp e marketplaces). Isso tornará os pequenos e médios varejistas mais competitivos frente às movimentações dos grandes players do mercado”, ressalta Bruno Leal, cofundador e Chief Sales Officer da Mercafacil.

Na prática, o Consumer Behavior Management (CBM) é uma evolução do CRM. Ele funciona a partir de uma metodologia própria, criada pela Mercafacil, somada a soluções de Big Data, CRM, inteligência artificial (IA) e data analytics. Juntas, essas tecnologias oferecem um ecossistema valioso para os varejistas melhorarem suas estratégias comerciais e de relacionamento com os clientes. 

“Acreditamos que informações aliadas a comportamentos trazem os direcionamentos necessários para tomadas de decisões mais assertivas, melhorando a experiência do consumidor na sua jornada de compra física e/ou online”, explica George. Já Roberto Guido, CEO da Z-Tech, reforça que “a parceria com a Mercafacil nos ajuda a complementar uma extensa gama de serviços e produtos para os parceiros Ambev e, também, para outros varejistas do setor”. 

Atualmente, a base de clientes da Mercafacil é formada na sua maioria por supermercados e varejos e é esperado que o número de adeptos da solução tecnológica oferecida pela startup seja cada vez maior, já que a força comercial da Ambev pode acelerar esse processo.

* Foto de destaque: Bruno Leal, George Christofis Neto, Endel Araujo e Marcos Colagrossi, sócios da Mercafacil.


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