Ultimamente, as siglas CEO, CFO e COO têm sido bastante difundidas quando o assunto corporação. Mas, você sabe o que elas são e qual a importância delas na hierarquia de uma grande empresa?

O CEO (Chief Executive Officer), nada mais é que o diretor executivo, o topo da pirâmide do organograma de uma grande organização. É ele quem dissemina a cultura organizacional da corporação e toma as decisões mais importantes.

Atuando em conjunto com o CEO, aparece o CFO (Chief Financial Officer), que é o diretor financeiro. “Com visão estratégica apurada e larga experiência, esse profissional é o responsável por todo o planejamento financeiro da organização, desde investimentos, análise de riscos, prestação de contas aos acionistas, ou seja, aos donos da empresa, entre outras responsabilidades”, informa Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras.

Já o COO (Chief Operation Officer), diretor operacional, é quem acompanha de perto as operações e ajuda a fazer tudo acontecer na organização. “Ele está onde a operação de fato acontece, no chão da fábrica literalmente. Além de acompanhar os processos operacionais, ele auxilia diretamente o CEO na tomada de decisões”, destaca a gerente.

Os três cargos são os maiores, de extrema importância para uma organização, e por isso detêm todo o planejamento estratégico, o qual faz, realmente, a empresa ir pra frente.

“Geralmente, esses cargos são assumidos por pessoas com vasta experiência, bilíngues, extremamente preparadas para estarem nessas funções, com uma visão ampla de mercado. Por isso, quem almeja ser um CEO, CFO e COO, precisa estudar e estudar muito, pois esse é o início dessa jornada executiva”, orienta Janaína Machado, gerente do Unit Carreiras, espaço dedicado aos alunos da graduação, pós-graduação e egressos do Unit com foco na capacitação profissional.