A Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 90 mil lojas on-line, anunciou a criação de um fundo de investimento de R$ 55 milhões (US$ 10 milhões) para fortalecer todo o ecossistema de e-commerce na região. Intitulado Nuvemshop Capital, o fundo estará disponível para empresas localizadas nos países onde a companhia tem operações: Brasil, México e Argentina. Estão elegíveis para a seleção do fundo todas as empresas tecnológicas e parceiras que desenvolvem aplicativos para resolver necessidades de lojistas de diferentes tamanhos e segmentos.

Esta é a primeira ação da companhia de incentivo financeiro para negócios que fazem parte do ecossistema de e-commerce e representa mais uma movimentação da Nuvemshop para fortalecer o mercado latinoamericano e sua estratégia de plataforma aberta. As operações do fundo de investimento estão previstas para serem iniciadas ao longo de 2022.

“O Nuvemshop Capital é uma forma de estendermos todo o nosso crescimento dos últimos 10 anos para os parceiros tecnológicos que, assim como nós, fazem o e-commerce acontecer na região. Dessa forma, reforçaremos a nossa missão de reduzir as barreiras do empreendedorismo em toda a América Latina e investiremos ainda mais no conceito de plataforma aberta, trazendo novos parceiros e garantindo que qualquer pessoa possa vender no mundo digital com as soluções adequadas para as necessidades do seu negócio”, afirma Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop. “O objetivo é que esses parceiros potencializem ainda mais os negócios dos lojistas e construam, junto conosco, o maior ecossistema de e-commerce da América Latina. Trabalhamos sempre em conjunto com os nossos parceiros estratégicos e por isso decidimos encerrar 2021 com este anúncio que nos enche de expectativas para 2022, e que continuará fortalecendo-os ainda mais”.

O foco atual da Nuvemshop continua sendo o mesmo: continuar integrando e desenvolvendo parceiros para solucionar as necessidades e demandas dos lojistas. Os detalhes de como será o processo de seleção, regras e desenvolvimento para o fundo serão divulgados em 2022.

O fundo de investimento está sendo anunciado após a Nuvemshop divulgar a compra do Ecommerce na Prática, maior comunidade e escola de e-commerce do mundo, a aquisição da Mandaê, plataforma de logística e o lançamento do Nuvem Pago, meio de pagamento próprio. Essa movimentação representa mais um passo estratégico para fortalecer a estrutura de e-commerce da região, apoiando outros players a desenvolver tecnologia e soluções de qualidade. Isso é resultado do rápido crescimento da Nuvemshop, após receber três aportes em tempo recorde. O último aporte, em agosto deste ano, tornou a Nuvemshop um unicórnio no Brasil, sendo uma das startups mais valiosas da região.

Foto destaque: Alejandro Vázquez, CCO da Nuvemshop.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.