A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 90 mil lojas, anunciou a compra do Ecommerce na Prática, maior comunidade e escola de e-commerce do mundo com mais de 40 mil alunos e que impacta com o seu conteúdo mais de 3 milhões de pessoas por semana.

Após receber a rodada de investimento Series E de R$2,6 bilhões, adquirir a Mandaê (plataforma de logística) e lançar o Nuvem Pago (meio de pagamento próprio), a Nuvemshop continua ampliando o seu negócio e integra 100% a operação do Ecommerce na Prática.

O objetivo é levar o potencial empreendedor para mais pessoas e continuar reduzindo as barreiras do empreendedorismo em toda a América Latina. Os valores específicos da transação entre a Nuvemshop e a Ecommerce na Prática não foram divulgados.

“Com essa aquisição, iremos entregar a solução completa aos lojistas, juntando tecnologia e educação com conteúdos exclusivos, além de um amplo ecossistema, em um só lugar. Assim, reafirmamos o nosso compromisso de sermos uma marca treinadora, que motiva e potencializa empreendedores desde o começo de suas jornadas”, afirma Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop. “Entendemos que compartilhar conhecimento vai muito além de uma estratégia de marketing de conteúdo. E como somos líderes em um mercado em ascensão – penetração do e-commerce no varejo brasileiro ainda é de quase 12% – acreditamos que a Educação é o motor para impulsionar essa vertical. Por isso, vamos ensinar e capacitar milhões de pessoas, de forma consistente, sobre empreendedorismo e e-commerce”.

Desde 2016, o Ecommerce na Prática tem a missão de promover o empreendedorismo em todo o Brasil por meio de treinamentos exclusivos e conteúdos gratuitos em múltiplas plataformas, transformando vidas e democratizando o acesso à educação empreendedora. Na visão de Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, a aquisição da empresa pela Nuvemshop amplia ainda mais esse objetivo. “Sempre acreditei que o futuro do e-commerce seria a união entre educação e tecnologia, porque sabemos o quanto é desafiador conquistar resultados se as pessoas não tiverem conhecimento de como atingi-los. E é exatamente essa expertise que elas precisam e esperam de nós. Para consolidar e transmitir todo esse conhecimento, nada melhor do que juntar a maior escola e comunidade de e-commerce do mundo com a plataforma de e-commerce líder da América Latina. Estamos nos preparando hoje não só para o presente, mas para o futuro do nosso mercado”, ressalta.

Hub de Educação completo para empreendedores

Por meio dessa aquisição, a Nuvemshop dá mais um passo importante na direção de motivar, potencializar e ensinar as pessoas que querem desenvolver ou criar um negócio. O objetivo da companhia é garantir uma proposta de valor diferenciada para os empreendedores que estejam ou não dentro da plataforma, tornando o Ecommerce na Prática, que já é reconhecido no mercado.

O Ecommerce na Prática já traz em seu portfólio programas de certificação de consultores e analistas de e-commerce, que também irão compor o Hub de Educação da Nuvemshop de uma forma ainda mais ampla e efetiva. Esses cursos capacitam milhares de pessoas para fazerem a gestão de um negócio, mas que, necessariamente, não precisam ser os proprietários. “Queremos não apenas capacitar, mas também fomentar o mercado de e-commerce, tanto no Brasil como em toda América Latina. E agora, junto com a Nuvemshop, iremos ampliar ainda mais os nossos esforços nessas frentes para atingir positivamente cada vez mais pessoas”, diz Bruno de Oliveira.

Com a compra do Ecommerce na Prática, a Nuvemshop mantém o seu objetivo global de continuar construindo o maior ecossistema de e-commerce da América Latina, entregando aos lojistas inúmeras ferramentas e aplicativos que potencializam o seu negócio. “A Nuvemshop nasceu com o DNA de plataforma aberta. Dessa forma, continuaremos somando outros parceiros para oferecer o maior ecossistema não só de ferramentas, mas também de conteúdo e de tudo que o empreendedor precisa. Afinal, nosso maior objetivo é o sucesso dos nossos clientes e a educação é uma alavanca gigantesca para que a gente consiga cumprir essa meta”, destaca Piovesana.

A aquisição faz parte do plano de expansão da Nuvemshop, que projeta um crescimento do negócio de mais de 20 vezes nos próximos 5 anos. “Uma plataforma de e-commerce ter um Hub de Educação é algo inédito. Contudo, nos tornamos pioneiros nesse movimento por entender a relevância do conhecimento para as pessoas que empreendem. Inclusive, para deixarmos essa frente ainda com mais força, o Bruno de Oliveira assume como vice-presidente de Educação da Nuvemshop”, ressalta Piovesana. “É com essa visão que continuaremos acelerando o e-commerce na América Latina, para que cada vez mais pessoas mostrem ao mundo do que são capazes”.


Foto em destaque: Bruno de Oliveira, da Ecommerce na Prática, e Luiz Piovesana, da Nuvemshop.