Novo unicórnio: plataforma de marcas digitais recebe aporte de US$ 60 milhões e passa a valer US$ 1,2 bilhão

A Merama, consolidadora líder em marcas digitais, em menos de dois meses, após receber sua rodada series B de US$ 225 milhões, fechou uma rodada  adicional de US$ 60 milhões em follow-on, emissão secundária de ações. Com a nova rodada, a empresa alcança a marca de US$ 445 milhões captados e valuation de US$ 1,2 bilhão, inserindo portanto a marca entre os unicórnios.  A rodada, contou com a participação da Advent e do Softbank Latin America Fund.

Com Brasil e México sendo dois dos mercados mais influentes do mundo, a Merama criará uma nova divisão chamada Merama Labs. Assim, entrará em um novo conjunto de categorias, como beleza e vestuário, fazendo também parcerias com influenciadores e agências de marketing para lançar produtos do zero.

“Este novo investimento é uma forte afirmação do modelo de negócios da Merama, e também uma confirmação de que buscamos as estratégias certas. Nós realmente acreditamos que o Merama Labs será a chave para a nossa estratégia de longo prazo”, afirma Sujay Tyle, cofundador e CEO da Merama.

Marcas

Renato Andrade e Guilherme Nosralla – Merama.

Modelo de negócios diferenciado

Fundada em dezembro de 2020, a Merama tem sede dupla na Cidade do México e São Paulo, e soma mais de 150 funcionários na região. A empresa investe, ajuda a operar e crescer exponencialmente as maiores marcas, principalmente e-commerce, originadas na América Latina. A ideia geral é adquirir uma participação majoritária, permitindo que os fundadores mantenham propriedade e continuem operando os negócios, sendo apenas um apoio com sua equipe de especialistas e financiamento de capital de giro.

“Liderada por um time excepcional, a Merama rapidamente começou a criar um portfólio de primeira qualidade com algumas das melhores marcas do mercado de e-commerce na América Latina, que está em plena expansão. Estamos animados com esta parceria e em apoiá-los em sua missão de remover as barreiras tradicionais de vendedores online para escalar, formando líderes que são referência no mercado ao redor de toda a região”, destaca Paulo Passoni, Managing Investment Partner do SoftBank Latin America Fund.

A Merama expande estrategicamente as principais marcas da América Latina e dos EUA e promove cada empresa individualmente para aprimorar suas capacidades diretas ao consumidor. Também está construindo um conjunto exclusivo de ferramentas de tecnologia não disponíveis em qualquer outro concorrente para potencializar e automatizar as organizações.

“Esse novo aporte é uma demonstração da nossa confiança no time da Merama e em seu modelo de negócios”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent responsável pelos investimentos em varejo na América Latina e membro do conselho de administração da Merama. “O plano está sendo muito bem executado e ainda há diversas avenidas de crescimento a trilhar, o que nos deixa entusiasmados com o futuro da companhia”.

Até o momento, a Merama adquiriu participações em mais de 30 companhias que operam no México, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Estados Unidos. Juntos, esses negócios devem gerar mais de US$ 300 milhões de receita em 2021 e são altamente lucrativos. A empresa possui dezenas de marcas adicionais em seu pipeline, mas é bastante seletiva com as que escolhe para gerar parcerias.

* Foto de destaque: Renato Andrade e Guilherme Nosralla, cofundadores da Merama.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.