A Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), acaba de anunciar a aquisição da Neppo Tecnologia, fornecedora de soluções de comunicação omnichannel, com Inteligência Artificial. O valor da transação não foi revelado, mas ocorre após a empresa receber um aporte de R$ 425 milhões do fundo GIC.

A iniciativa faz parte da estratégia de aquisição em segmentos complementares, que foi impulsionada pelo aporte do fundo soberano de Singapura, GIC, recebido em 2020, que a consolidou como uma das maiores fornecedoras de ERP do país.  

“Escolhemos a Neppo Tecnologia pela tecnologia inovadora e pela sinergia com nossa proposta de levar soluções de gestão e criar ferramentas disruptivas que promovam liberdade e autonomia para os nossos clientes”, diz André Britto, CFO da Sankhya e responsável pela estratégia de fusões e aquisições da companhia. 

A partir da aquisição, a Sankhya passa a integrar em seu portfólio uma plataforma de comunicação omnichannel que amplia a capacidade de atendimento das empresas, possibilitando a troca de mensagens via chats, com clientes, parceiros e colaboradores, em múltiplos canais digitais incluindo, Whatsapp, Facebook, Messenger e Instagram, 24 horas por dia, sete dias da semana.  

Projetada para integrar diversos sistemas, automatizar tarefas e disponibilizar relatórios assertivos com modelos de medição de resultados, a tecnologia da Neppo traz ainda uma Inteligência Artificial desenvolvida pela própria empresa para proporcionar uma evolução do atendimento dos bots convencionais para bots inteligentes, que trazem agentes virtuais capazes de analisar sentimentos e entender voz e textos em linguagem natural, oferecendo insights para que os gestores possam se antecipar às demandas. 

“Com a aceleração da transformação digital imposta pela pandemia, a comunicação multicanal se tornou uma necessidade latente do mercado e identificamos a oportunidade de fazer uso da IA para otimizar as operações de atendimento e relacionamento com os clientes. Vimos então a possibilidade de agregar valor à nossa solução, integrando Neppo Tecnologia ao nosso grupo” comenta Felipe Calixto, CEO da Sankhya.  

É importante destacar que a Sankhya foi pioneira na aplicação de IA, com o lançamento da BIA em 2017, primeira assistente virtual do mercado de ERP, que leva informações gerenciais e estratégicas aos empresários.  “Oferecer uma boa experiência para o público-alvo, mais do que nunca, se tornou uma vantagem competitiva e quem adotar tecnologias que permitam o atendimento por diversos canais, certamente estará mais preparado para um crescimento acelerado”, complementa Calixto.  

Os sócios da Neppo Tecnologia, Rafael Gouveia (CEO) e Ben Hur (CTO), continuarão na operação da empresa exercendo os mesmos cargos, bem como os 60 colaboradores que passarão a fazer parte do time de especialistas da Sankhya, que hoje soma mais 1.900 colaboradores. “Queremos contar com esses talentos para tornar nossa atuação ainda mais robusta e personalizada”, conclui Calixto.  

Rafael Gouvêa comenta sobre a aquisição. “Buscávamos no mercado um parceiro que tivesse foco no cliente, sinergia e aderência à nossa história de mais de 10 anos, e com a Sankhya encontramos uma integração de valores e cultura, que considera as pessoas uma parte essencial para a inovação e o desenvolvimento de soluções e serviços que seguirão como referência. Juntos, teremos muitas oportunidades a explorar no cenário nacional e internacional, seguindo uma jornada de ainda mais sucesso”, diz o CEO da Neppo Tecnologia.  

Para os próximos meses, a Sankhya planeja novas aquisições para complementar seu portfólio, disponibilizando o que há de mais inovador em tecnologias para otimizar a gestão das empresas, conduzindo-as a uma evolução contínua e estruturada. Atualmente, mais de 14 mil empresas utilizam o EIP da Sankhya em todo o Brasil.  


Foto destaque: Rafael Gouveia, CEO da Neppo Tecnologia