* Por Henrique Carbonell

O sonho da maioria dos brasileiros é montar seu próprio negócio e empreender. Mais de 50 milhões de pessoas no país desejam fazer isso nos próximos três anos, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor. O problema é que o sucesso de um empreendimento depende mais do que de uma boa ideia e força de vontade. Sem gestão financeira adequada, é praticamente impossível manter uma empresa de pé no atual cenário de transformação digital. A questão é que essa tarefa não é simples: exige atenção contínua para que tudo saia dentro do planejado. O primeiro passo é saber quais são os vilões que influenciam as finanças da companhia.

1 – Descentralização nas operações

Mesmo em um pequeno negócio, a gestão financeira envolve diversos fatores que precisam de atenção máxima do empreendedor, como movimentação do caixa, obrigações tributárias e documentos contábeis. Para dar conta de tudo isso, a saída é apostar em soluções tecnológicas. Não há nada de errado nisso, mas o problema é que muitos apostam em ferramentas diferentes e, consequentemente, têm uma gestão descentralizada. Em um cenário de transformação digital, ter todos os elementos no mesmo local é um diferencial importante para tomar decisões assertivas e rápidas.

2 – Falta de apoio tecnológico

Entretanto, pior do que contratar diferentes sistemas para cuidar de parte da gestão financeira é não ter apoio tecnológico nenhum. Chega a ser impressionante, mas um número considerável de pequenos varejistas insiste em administrar seus negócios de forma totalmente manual ou, quando muito, com planilhas de computador. O risco de erro humano no processamento das movimentações financeiras é elevado e pode trazer graves prejuízos até para a sobrevivência da empresa.

3 – Visão limitada da gestão financeira

Uma das vantagens da centralização de todas as operações em uma mesma plataforma tecnológica é possibilitar, de fato, uma visão completa da gestão financeira do negócio. É praticamente inviável tomar decisões sem saber todo o contexto que cerca a companhia – afinal, a gestão do estoque está ligada à emissão de notas fiscais, que se conecta ao fluxo de caixa, ao sistema contábil e assim por diante. Um simples erro em alguma parte provoca uma reação em cadeia.

4 – Ausência de conciliação nas transações

Entre as diferentes tarefas obrigatórias na gestão financeira, a conciliação é, certamente, uma das mais importantes. Ela funciona como uma espécie de pente fino nas transações, identificando possíveis incongruências no lançamento contábil e fiscal. Isso proporciona maior transparência e governança na gestão da empresa, identificando eventuais falhas, mas também traz economia ao mostrar valores que podem ser recuperados pelo pagamento indevido de taxas nas transações por cartões.

5 – Problema na leitura de indicadores

Dados, dados e mais dados. Das grandes redes varejistas aos pequenos empreendimentos nos bairros, a análise de informações é item fundamental em qualquer aspecto da gestão do negócio – principalmente na movimentação financeira. Ter acesso a um dashboard e relatórios completos com insights e detalhes de toda a operação embasa de forma adequada a tomada de decisão. É o fim do achismo em relação às contas da empresa.


Henrique Carbonell é sócio-fundador e CEO da F360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo.