Conheça a FDC Angels, novo grupo de investidores-anjo que vai impulsionar startups por todo Brasil

O lançamento do FDC Angels, grupo de investidores-anjo idealizado por ex-alunos da Fundação Dom Cabral (FDC), tem como essência fomentar o empreendedorismo brasileiro, buscando investir em startups de impacto positivo e ESG em todo o Brasil, especialmente fora do eixo Rio | São Paulo. 

O evento foi realizado na sede da Fundação Dom Cabral em Nova Lima, Minas Gerais, com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da FDC e contou com a presença de investidores, empresários, ex-alunos e professores da instituição. O bate-papo foi mediado pelo professor Hugo Tadeu da área de inovação da Fundação Dom Cabral e contou com a participação de Daniel Izzo, CEO da Vox Capital e de Ricardo Blandy, presidente do FDC Angels. Antônio Batista, Presidente da Fundação Dom Cabral também esteve no evento.

O grupo nasce a partir da vontade de fazer diferente. “Nosso sonho é ser um grupo de investidores-anjo, realmente nacional, que possa levar conhecimento e capital para empreendedores nos quatro cantos do Brasil. Queremos cuidar das startups que estão no comecinho até que ganhem robustez e esse empreendedor se torne um dia, quem sabe, um unicórnio. Temos o sonho de investir em uma startup de impacto, que se torne um unicórnio e valha mais de um bilhão de dólares”, afirma Ricardo Blandy.

Para Antônio Batista, o lançamento do grupo é uma ótima oportunidade para conviver e trocar experiências, promovendo o networking e impulsionando carreiras. “Juntos podemos fazer mais para a gente, pelas nossas carreiras e pelo Brasil. Queremos ser a escola de maior impacto positivo do Brasil e quem sabe do mundo. Queremos transformar pessoas, organizações e transformar positivamente a sociedade, criando conexões que importem para cada um e, também para o coletivo, para que dessa forma a gente possa gerar transformação social e valor público para todos”, afirma, destacando a importância da escolha de abraçar as ações ESG. “Toda empresa do século XXI precisa ser legitimada socialmente para existir”, define. 

Chancelado pela Fundação Dom Cabral – classificada como a 9ª melhor escola de negócios do mundo pelo ranking do Financial Times e a melhor da América Latina – o FDC Angels vai buscar investimentos e oferecer expertise e networking para startups dos quatro cantos do país. O grupo tem o foco de investir em empresas que tenham compromisso com as práticas ESG e com geração de impacto positivo, nos setores da educação, saúde, finanças, agro, social, mineração e metalurgia.  

Para Daniel Izzo, os conceitos de ESG e impacto positivo são diferentes, porém complementares: “O ESG está, na maioria das vezes, olhando para como as coisas são feitas. Como a empresa cuida de seus stakeholders para fazer o que ela faz, se é sustentável, cuida bem do meio ambiente, dos seus funcionários, têm uma governança transparente e diversa. O impacto olha para o que a empresa está fazendo. As duas coisas são necessárias e se complementam. O ideal é ter uma empresa de impacto, ótima em ESG. É o que o mundo está precisando e é o que precisa acontecer hoje em dia”, afirma.

Daniel considera ainda que é um presente ter um grupo de investidores-anjo focado em negócios de impacto o que, certamente, fortalece a possibilidade de encontrar mais empresas interessantes para o futuro. “Quando falamos de impacto, começamos a atrair uma turma muito boa. As gerações mais novas querem trabalhar com propósito. O investimento de impacto entra num lugar de criar um mundo melhor, é uma forma de deixar um legado no mundo e esse legado volta automaticamente para você. No futuro, investir sem se preocupar com o impacto que você está gerando, vai ser tão fora de moda quanto fumar em um ambiente fechado é atualmente”, afirma. 

O FDC Angels gera para as startups a possibilidade de alavancar o seu negócio, tendo acesso ao capital financeiro para o desenvolvimento da empresa, além de mentorias direcionadas com executivos já consagrados em suas áreas de atuação. Para os investidores, o FDC Angels proporciona a chance de contribuir com startups cuidadosamente avaliadas e selecionadas, além de passarem a contar com uma rede de networking e terem a oportunidade de participar de eventos relevantes para o mercado brasileiro.   

“No futuro, todo investimento será de impacto. Não poderemos mais fazer investimentos que não gerem impacto positivo na sociedade. Investimento de impacto é o futuro, é relevante, significa que você vai mudar o Brasil, a sociedade, a cidade ou o seu bairro com impacto positivo e tendo retorno de capital”, conclui Ricardo.

* Foto de destaque: Ricardo Blandy, presidente da FDC Angels.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.