* Por Andrea Rivetti

É inegável a dimensão que a tecnologia ganhou no ambiente corporativo ao longo dos anos. O acelerado avanço tecnológico propiciou o surgimento de soluções que estão revolucionando o ecossistema operacional das empresas, mas, principalmente, trouxe para o centro do debate a importância de se investir em inovação. Dessa forma, estruturar e implementar um projeto de transformação digital passou a ser uma necessidade elementar para organizações seguirem relevantes em seu nicho de atuação, mas também para otimizarem a produção interna.

Contudo, a implementação eficiente de um projeto de transformação digital demanda planejamento, tempo e, essencialmente, estratégia. A execução de tal projeto, se realizada de forma intempestiva, pode trazer problemas de ordem financeira para as empresas, além de ser prejudicial. Assim, para se alcançar os resultados almejados com os investimentos tecnológicos, da melhor forma, a adoção de uma estratégia que envolva a locação de equipamentos é indispensável.

Outsourcing de TI

Geralmente, o investimento em tecnologia tem um custo elevado. Independentemente do tamanho de uma empresa, a aquisição de infraestrutura tecnológica, bem como treinamento ou a contratação de equipe técnica elevam substancialmente os gastos. Além disso, a aquisição de softwares pode aumentar ainda mais os custos, dificultando a saúde financeira das organizações.

Para além de todas essas questões, há, ainda, custos com atualizações e aquisição de novos recursos tecnológicos, uma vez que eles estão em constante evolução para oferecer aos usuários as melhores experiências. Em síntese, o investimento em tecnologia é constante, diferentemente de outras áreas.  Por isso, é preciso ter uma estratégia bem definida para que tais investimentos promovam o resultado esperado.

Por isso, investir em outsourcing é uma ótima opção para empresas que desejam realizar a transformação digital. A adoção desse modelo permite às organizações terem acesso a toda a infraestrutura tecnológica necessária para desempenhar suas atividades sem precisar adquirir tais equipamentos. Assim, as organizações contam com o suporte técnico de uma prestadora de serviços especializada nesta demanda, dispensando, assim, a necessidade de apoio na manutenção dos equipamentos, por exemplo.

Modernização do ambiente corporativo

A adoção do outsourcing na estratégia de transformação digital certamente ampliará as vantagens competitivas das empresas. Além dos benefícios mais comuns, como redução de custos e suporte personalizado, tal modelo vai ao encontro da modernização e inovação exigida pelo mercado, possibilitando, dessa forma, que as empresas operem em um ambiente inovador, com recursos que lhe possibilitem uma execução mais segura e ágil de processos internos.

A implementação desse modelo, diferentemente do investimento em infraestrutura tecnológica, garante uma vantagem estratégica às empresas, uma vez que permite o acesso, automaticamente, às atualizações contínuas de softwares, hardwares e demais soluções utilizadas. Com isso, as companhias têm sempre um ambiente atualizado e seguro e não precisam arcar com os custos dessas atualizações, pois tudo é fornecido pela prestadora de serviços.

Projeto personalizado

Quando se fala em investimentos tecnológicos, há alguns aspectos que têm forte impacto na decisão final dos gestores, dentre eles a personalização do projeto de acordo com as necessidades internas da companhia. Neste sentido, empresas de pequeno e médio porte podem ter dificuldades para realizarem a transformação digital sem exceder o orçamento disponível.

Entretanto, esse desafio pode ser resolvido, justamente, com o apoio do outsourcing que tem uma grande vantagem em relação ao modelo tradicional de investimento em tecnologia, qual seja, a personalização de cada projeto. Vale destacar a relevância da terceirização, uma vez que ela permite que as empresas adquiram apenas soluções que, de fato, serão utilizadas pelas equipes durante o desempenho de suas atividades diárias.

Por fim, com o cenário de intensa competitividade que exige, por conseguinte, uma atuação ágil e inovadora das companhias, não restam dúvidas da importância de se ter um apoio tecnológico eficiente, que permita às empresas atuarem sempre em um ambiente seguro e atualizado, com aumento de produtividade e otimização de entregas, e o outsourcing de infraestrutura tecnológica de TI é uma das melhores opções para se realizar a transformação digital.


* Andrea Rivetti é CEO da Arklok.