O Google anunciou a chegada ao Brasil do Google Wifi, seu roteador com tecnologia mesh que oferecerá aos brasileiros uma conexão rápida, confiável e com cobertura para a casa toda. O aparelho do Google foi desenvolvido para quem busca uma conexão de alta qualidade em toda a residência, e não apenas ao lado do roteador, seja para conversar em videochamadas ou para assistir a vídeos de alta qualidade via streaming.

O aparelho já se encontra à venda nos principais varejistas do país e pode ser adquirido individualmente, pelo preço unitário de R$ 999,00, ou em kits com três unidades, por R$ 1.999,00. 

O Google Wifi funciona de maneira diferente de um roteador tradicional. O dispositivo utiliza a tecnologia mesh (que significa malha ou rede, em inglês). Além de fornecer uma conexão sem fio de alta potência e velocidade estável em todos os cômodos, essa engenharia também elimina as chamadas “zonas mortas” – aqueles pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega. Isso porque, para ampliar ainda mais a potência da cobertura, o roteador do Google foi desenvolvido com antenas de alto ganho e amplificadores poderosos, que tornam o sinal mais forte e de maior alcance e garantem uma distribuição melhorada do sinal. Atualmente, o Google Wifi é o roteador mesh mais vendido nos Estados Unidos.

“Com o Google Wifi, os brasileiros terão uma conexão rápida e sem oscilações, graças ao sinal poderoso que ele emite por toda a casa. Isso vai permitir que vários dispositivos conectados funcionem ao mesmo tempo, o que é o caso na maioria das residências hoje, já que as pessoas trabalham, estudam e se divertem em casa”, explica Vinicius Dib, Head de Devices do Google para a América Latina.

Além de todas essas vantagens, o novo dispositivo do Google tem um processo de instalação simples e intuitiva. Basta conectá-lo à energia e ao cabo de rede do modem de seu provedor de internet e abrir o app Google Home para fazer a configuração. O aplicativo oferece várias funcionalidades, como criar senhas alternativas para convidados, testar facilmente a velocidade do wifi, visualizar os dispositivos conectados à rede e selecionar aqueles que terão prioridade para uma conexão ainda mais rápida. Este é o quarto produto lançado pelo Google no Brasil. Em 2014, a empresa trouxe o Chromecast, que permitiu transmitir o conteúdo do smartphone, tablet ou laptop na tela da TV, e o dispositivo logo caiu nas graças dos brasileiros. Em 2019, foi a vez do Nest Mini, caixa de som inteligente com Assistente integrado, e, neste ano, chegou também o Nest Áudio, desenvolvido para os amantes da música e que oferece um som encorpado, claro e natural.

Gerenciamento e segurança para as famílias

O Google Wifi também mantém a sua rede pessoal mais protegida, pois o sistema é constantemente atualizado com novas ações de segurança – e tudo isso é feito sem interromper sua conexão. Para as famílias, há ainda outra funcionalidade importante: pais ou responsáveis poderão colocar os dispositivos das crianças em ‘pausa’, seja na hora de jantar, antes de dormir, ou em momentos para que elas possam brincar com outras atividades fora da tela. O recurso também permite bloquear automaticamente o acesso a sites impróprios em dispositivos selecionados.