O Facebook Connectivity, divisão do Facebook que promove modelos alternativos para expansão de redes de telecom, anunciou o Bombyx, um robô capaz de cabear redes de fibra óptica utilizando a infraestrutura de postes e linhas de transmissão de redes elétricas. 

O Bombyx foi a solução que a empresa criou para expandir a banda larga com custo mais baixo comparado com a construção tradicional da infraestrutura. O Facebook afirma que a fibra óptica por si só custa centavos de dólar por metro, e o que encarece é o custo de instalação.

A nova ferramenta trabalha de forma autônoma e consegue desviar e controlar as bobinas dos postes que sustentam os cabos de média tensão. Os técnicos apenas precisam colocar o equipamento sobre a linha e o resto é feito automaticamente pelo equipamento. Cada Bombyx é capaz de instalar um pouco mais de um quilômetro de fibra óptica de meia a uma hora. 

Para conseguir traçar a fibra óptica, o robô se pendura nos fios elétricos. No entanto, isso trouxe um desafio, já que um quilômetro de fibra aérea normal pesa 113 kg e até mesmo cabos especiais aplicados em sistemas mais antigos pesavam 36 Kg. Tudo isso, mais o robô, é muito pesado para os fios aguentarem.

“Para resolver esses desafios de design, empregamos algumas estratégias. Primeiro, usamos a corda trançada Kevlar para tornar o cabo forte, mas permanecendo pequeno e flexível. Em seguida, lidamos com o desafio de tamanho e peso reduzindo o número de fios de 96 para 24. Graças às tecnologias mais recentes, uma única fibra pode atender até mil residências”, explicou a apresentação.

“Então, 24 fibras poderiam atender a todas as casas e empresas pelas quais uma linha elétrica passa. Finalmente, trabalhamos com os melhores fornecedores de materiais para desenvolver um revestimento para a fibra resistir às altas temperaturas encontradas nas linhas elétricas e ao arco elétrico nas linhas de alta tensão”, completou ainda.

O Facebook não divulgou mais detalhes sobre a disponibilidade do aparelho e como as empresas poderão utilizar o robô.