Cinco dicas para conquistar investidores que realmente impactem no seu negócio

Camila Farani, uma das principais empresárias e investidoras do Brasil, separou cinco dicas para conquistar investidores e ir além do dinheiro. Confira abaixo:

Analise as conexões do investidor

Ao avaliar um possível investidor, observe suas conexões e procure por possibilidades de expandir seu network por meio dele. Com um bom networking, é possível atrair não só outros investidores, mas também parceiros, fornecedores e até clientes. Não é só o investidor que deve apostar no seu negócio, você também deve investir sua confiança e apostar na empresa que investe no seu projeto.

Considere os benefícios do Smart Money

A principal vantagem do Smart Money é atrair investidores com conhecimento e experiência no mercado e que podem ajudar a Startup com habilidades como gestão de recursos financeiros, liderança e até nas vendas. Para isso, é importante que o empreendedor tenha em vista que para atrair um investidor qualificado, é mais do que necessário que a empresa tenha um produto ou serviço que seja capaz de chamar a atenção dessas pessoas, mas que não se resume à uma boa ideia, é preciso ter indivíduos com alta capacidade de execução envolvidas no projeto.

Evite o Dumb Money

Ao contrário do Smart Money, o Dumb Money, como o termo sugere, é um investimento que não está atrelado ao conhecimento e experiências. Em resumo, pode se dizer que é aquele amigo ou familiar rico, que decide investir no seu negócio para te apoiar. Contudo, aceitar esse recurso é fazer uma parceria com alguém que pouco pode contribuir com o desenvolvimento do seu projeto, ou mesmo dificultar os processos, por mais que a intenção seja boa. Se seu empreendimento realmente precisa aceitar esse tipo de investidor, se assegure de que ele só contribuirá com o aporte do capital.

Trace uma estratégia para apresentar seus diferenciais

Boas ideias são facilmente encontradas e para realmente impressionar os investidores, você deve ter uma estratégia para apresentar a sua. O ideal é que os possíveis investidores conheçam seu projeto quando ele estiver pronto para ser colocado em prática, em vez de serem apresentados à uma ideia. Sendo assim, parta para este passo quando seu empreendimento estiver bem estruturado e você conhecer a fundo o que te diferencia dos concorrentes.

Inicie seu negócio de maneira regular

Para o investidor, é muito mais atrativo apostar em um negócio que seja consistente e organizado, mesmo que esteja no início. É muito importante manter em dia as emissões de notas fiscais e o recolhimento dos impostos, todas as certidões, documentos e alvarás, por exemplo. Essa atitude gera confiança nos investidores e é mais um item que diferencia seu negócio da concorrência.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.