Foodtech investida por Jeff Bezos recebe novo aporte

A NotCo, empresa de tecnologia de alimentos à base de plantas fundada no Chile e presente em cinco países em quatro categorias de produtos, recebeu um novo investimento da Enlightened Hospitality Investments, que conta com Danny Meyer, fundador da rede Shake Shack, como parceiro. Os valores do investimento não foram divulgados.

O Enlightened Hospitality Investments (EHI) é um fundo de ações em crescimento que investe nos setores de hospitalidade, tecnologia e consumo, com investimentos notáveis ​​em GoldBelly, Banza, Clear e Resy. A empresa é afiliada ao Union Square Hospitality Group (USHG), do qual Meyer é CEO e fundador, o grupo que fundou o Shake Shack.

Este investimento será estratégico para NotCo, ao aumentar sua capacidade de expansão no mercado de food service dos Estados Unidos e operações em outros países. Este é o primeiro investimento da EHI em tecnologia de alimentos utilizando uma foodtech de produtos à base de plantas que são iguais aos seus equivalentes de origem animal. O investidor soma-se à lista de investidores líderes da indústria da NotCo, incluindo Bezos Expeditions, Future Positive e L Catterton. A NotCo levantou mais de U$ 130 milhões até agora, expandindo seu crescimento no Brasil, América Latina e Estados Unidos.

“A inteligência artificial patenteada da NotCo criou uma maneira revolucionária de trazer inovações deliciosas e personalizáveis ​​baseadas em plantas para o mercado com uma velocidade incrível”, diz Meyer. “O potencial é tão vasto que não poderíamos perder a oportunidade de fazer parte. Estamos entusiasmados por nos juntar a esta jovem empresa em um ponto importante de seu crescimento para se tornar um fornecedor de alimentos essencial nos Estados Unidos e nos mercados globais.”

Novo unicórnio a caminho

O fundador e CEO da NotCo, Matías Muchnick, disse que a experiência e a rede da EHI, junto com os insights de Meyer, ajudarão a impulsionar uma expansão agressiva no serviço de alimentação dos Estados Unidos além de parcerias de sucesso existentes com líderes de QSR na América Latina, como Burger King e Papa John’s. Embora a empresa não tenha divulgado o valor do investimento, ele foi feito, em linha com a expectativa da empresa de chegar à avaliação de US$ 1 bilhão até o final de 2021.

“Nosso objetivo é acelerar o rápido avanço de produtos feita apenas com ingredientes vegetais, na aposta que os consumidores irão adotar com facilidade, e a vasta experiência da indústria de EHI e Danny ajudará a solidificar a validação principal de nossa tecnologia, especialmente em serviços de alimentação”, disse Muchnick. “Estamos animados com a parceria nesta próxima fase da NotCo nos Estados Unidos e na expansão global e inovação em várias categorias.”

A tecnologia patenteada de inteligência artificial da NotCo, chamada de Giuseppe, possibilita a criação de alimentos feitos exclusivamente com ingredientes vegetais que têm sabor, propriedades nutricionais e que se comportam exatamente como suas versões convencionais, à base de ingredientes animais. Giuseppe também cria um mecanismo que fornece uma alternativa eficiente aos métodos de produção de alimentos prejudiciais ao meio ambiente, ao mesmo tempo que apóia a cadeia de suprimentos.

“Os consumidores foram acostumados a acreditar que alternativas exclusivamente de ingredientes vegetais devem resultar em um sacrifício da experiência – seja no sabor, textura ou capacidade de incorporá-los perfeitamente em suas receitas favoritas. Giuseppe elimina a necessidade de fazer essa troca, porque os produtos NotCo têm gosto e funcionam exatamente como suas opções originais “, disse Muchnick .

NotCo, nomeada uma das empresas mais inovadoras pela revista Fast Company em 2021, a primeira na América Lalina e é a única empresa global a lançar produtos que revolucionam os segmentos de alimentos e bebidas, incluindo laticínios, ovos e carnes simultaneamente. Seus produtos Not Mayo, Not Ice Cream, Not Milk e Not Burger já estão disponíveis no Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

O Not Chef Giuseppe permite que a empresa identifique rapidamente ingredientes vegetais que são substitutos ideais para produtos de origem animal, replicando-os quase à perfeição. Ao compreendê-los e combiná-los em seu nível molecular, os produtos NotCo têm o mesmo sabor, textura, sensação e função dos alimentos que estamos acostumados a comer, mas feitos apenas com plantas. A empresa também conta com Kaszek Ventures, The Craftory, General Catalyst, Endeavor Catalyst, Indie Bio, Humbolt Capital e Maya Capital como investidores.

Brasil: mercado estratégico

O Brasil, como maior mercado consumidor da América do Sul, está no centro da estratégia de empresas e investidores que miram o setor de foodtech. A NotCo chegou ao país em março de 2019 e vem crescendo constantemente desde então. Um dos desafios dessa expansão será aumentar a capilaridade para além do Centro Sul e chegar às gôndolas dos pequenos aos grandes varejistas e redes de food service de todo o Brasil.. Enquanto isso, aumentamos a nossa presença no e-commerce, que é um canal em franca expansão no Brasil. Já estamos presentes na Amazon e diversos marketplaces e buscamos revendedores com atuação em outras regiões.

Foto de destaque: Danny Meyer, CEO e fundador da Union Square Hospitality Group (USHG) e Matías Muchnick, CEO e fundador da NotCo.


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