* Por Raquel Luciano

Já pensou fechar um negócio, voltar para a cidade natal sem perspectiva de empreendimento, ter uma grande ideia e vender a nova empresa por R$ 83 milhões? Foi isso que aconteceu com Eder Medeiros, CEO da Melhor Envio, que conversou na sexta-feira (28) com Geraldo Santos, CEO do Startupi e João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos em mais um episódio da série Exit in Action!.

João Kepler, Geraldo Santos e Eder Medeiros, empreendedor convidado.

Fundada em 2015 na cidade de Pelotas, a Melhor Envio surgiu para ser uma plataforma de logística que conecta pequenos e médios vendedores às principais transportadoras e empresas de logísticas do Brasil sem a necessidade de negociar contratos individuais, otimizando assim a gestão da sua logística.

Em dezembro de 2020 a Melhor Envio foi adquirida pela Locaweb por R$ 83 milhões para reforçar a atuação da empresa no segmento de logística, e segue se consolidando como a melhor opção para digitalizar o varejista brasileiro.

Durante o bate-papo, Eder Medeiros disse que começou a Melhor Envio com pouco dinheiro, depois que a sua empresa que atuava no setor de eventos faliu em São Paulo.

Mas, quem acha que ele desistiu, está enganado! Com uma nova ideia, Eder começou a colocar em prática e o primeiro passo foi correr atrás de investimento. E, com o crescimento da marca, a Melhor Envio começou a ser sondada por grandes empresas, mas a ideia de ser o braço logísticos da Locaweb foi mais tentadora.

“Sempre apareceram oportunidades de investimento, mas estávamos crescendo bem depois de 2017. Outras empresas já tinham vindo conversar, mas com a Locaweb conseguimos perceber que existia uma visão igual, além dos objetivos bem alinhados, sendo um negócio bom para todos os lados”, disse Eder Medeiros.

Segundo o CEO do Melhor Envio, mesmo com a pandemia a empresa não teve prejuízo, pois as pessoas acabaram adquirindo mais produtos e a venda por entrega rápida teve um “boom” nos últimos meses.

“Nas primeiras semanas da pandemia tivemos uma queda, mas depois crescendo bastante. Isso ajudou na contratação de novos colaboradores e hoje contamos com mais de 220 pessoas na equipe”.

Eder Medeiros, CEO da Melhor Envio.

Para João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, o diferencial da Melhor Envio foi que a empresa tinha todo a estrutura de uma startup de sucesso.

“Quando investimos em uma empresa, não sabemos o que vai acontecer. Mas, quando o investidor se cobre de várias analises para saber se essas startups vão gerar novas rodadas de investimento, acaba tendo isso. E foi isso que aconteceu com o Melhor Envio. Por isso, ela foi sondada e hoje está no topo do mercado”, disse João.

Já Geraldo Santos, CEO do Startupi, lembrou que não é porque a empresa foi vendida que o empreendedor vai sossegar. Na verdade, ele tem todo o suporte, mas existe todo um processo para atingir as metas e objetivos que foram firmadas durante a negociação, sendo que algumas delas precisam ser feitas para receber cotas e investimentos.

“Para empreender, temos que aprender”, disse Geraldo.

Durante a conversa, um assunto foi destaque: como descobrir o valor da sua empresa para que ela se torne concorrida no mercado e vire alvo de mega investimento? Bem, a equipe citou o site www.valuation.sme.com.br onde o empreendedor pode saber o valor da sua empresa e o que é preciso fazer para se destacar no mercado.

Confira abaixo o Episódio na íntegra:

Ouça também o Podcast do Episódio:


No Exit in Action! o público pode acompanhar o que está por trás dos cases de empreendedores de sucesso, seus diferenciais e atitudes que fizeram suas startups elevarem o valuation no mercado a ponto de serem compradas por grandes empresas.