* Por Éder Medeiros

O cenário do país mudou completamente após a crise do coronavírus. Inclusive, já não é mais novidade o quanto as empresas foram impactadas e obrigadas a encontrar soluções para continuarem a todo vapor. Mesmo assim, posso afirmar que muitas estratégias deram certo no meio do caminho e hoje são as alternativas que permitem que o mercado continue aquecido. A criação de novas lojas virtuais e o aumento da compra pela internet, por exemplo, são evidências positivas do setor. 

Como dito anteriormente, muitas corporações precisaram migrar do formato tradicional e offline, entrando de vez para o digital. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde março de 2020 surgiram mais de 80 mil novas lojas virtuais. Ao mesmo tempo que esses números são benéficos para o setor, comprova-se que a concorrência aumentou gradativamente, fazendo com que as marcas procurassem alternativas para se destacarem e continuassem a cativar seus clientes com a mesma excelência de antes. 

Diante disso, sabemos que o frete é um dos pilares para o sucesso do e-commerce. De acordo com a pesquisa Moosend de 2020, mais de 60% dos abandonos de carrinho são motivados pelo preço da entrega da encomenda. Isso mostra que oferecer valores competitivos te coloca um passo à frente da concorrência. Afinal, ninguém gosta de adicionar os produtos no carrinho de compras e se assustar com os valores abusivos da entrega. Para isso, a solução é utilizar a integração com plataformas de intermediação logística, pois elas simplificam a entrega de encomendas e automatizam a geração de etiquetas de frete. 

Entre os benefícios dessa aposta, está ainda uma boa gestão logística, que inclui o acesso a diferentes transportadoras, possibilitando a escolha da opção mais adequada para cada situação, não deixando ninguém refém de uma única modalidade de transporte.  Além disso, a integração com a plataforma de frete permite que a cotação de prazos e valores seja exibida na própria loja virtual. Assim, o lojista ou o próprio cliente terão a opção de escolher qual alternativa o agrada mais. 

Por fim, concluo que quando as lojas online olham mais para as plataformas de frete, elas encontram uma solução rápida e prática para resolver problemas corriqueiros. Elas também garantem que a experiência de compra de seus clientes seja benéfica, o que hoje é um fator fundamental para o sucesso de seu negócio. Então aposte nessa mudança, tenho certeza de que não vai querer mais utilizar os métodos tradicionais para cotação e geração de envios. 


* Éder Medeiros é CEO do Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de fretes que oferece condições mais competitivas para quem vende pela internet.