Startups têm mais chance de sucesso se atuam em mercados grandes e em transformação, nos quais novos comportamentos e a aplicação de tecnologia podem fazer grande diferença na solução de problemas reais.

Em um ambiente incerto, como o das startups, conhecer os indícios que ajudam a prever se sua ideia irá ou não decolar é crucial para a determinação dos rumos do negócio, seja para adequar ou mesmo mudar a sua proposta. Um dos elementos fundamentais para entender se o projeto está no caminho correto é reconhecer quais métricas são realmente importantes para determinar se uma ideia está dando certo ou não. A existência de muitas métricas possíveis pode confundir, e muitos acham que o crescimento em suas redes sociais, acessos ao site ou menções na mídia são importantes na mesma proporção que os número de vendas concretizadas, Churn Rate (índice de cancelamento de clientes) e outras taxas de crescimento.

Modelo de negócio testado e comprovado

O principal obstáculo de uma startup é testar e validar o seu modelo de negócios até encontrar o momento em que ele seja repetível e escalável. Para isso, é preciso que o produto ou serviço pensado e desenvolvido pelo time, encontre um mercado grande o suficiente para se tornar lucrativo.

Efetivamente, é fundamental desenvolver um MVP (Mínimo Produto Viável), um conjunto mínimo de funcionalidades em seu produto ou serviço, que sirva para o levantamento de dados para validação do modelo de negócios, incluindo mercado, perfil de clientes, dentre outras questões. Com ele, você levantará uma base de dados sólida para avaliar necessidades de adequações e até mesmo verificar se a sua ideia vai dar certo!

Caso surjam cada vez mais pessoas demonstrando interesse e em busca da sua solução, independente de que fonte for usada para essa demonstração, logo fica subentendido que a solução possui uma maior probabilidade de dar certo.

TAXA DE CRESCIMENTO CONSTANTE

A taxa de crescimento padrão e ideal para a as startups é uma métrica difícil de se determinar. Essas taxas variam bastante, dependendo muito de cada segmento e de cada projeto. Ainda assim, ter a noção de que sua ideia irá decolar ou não é algo possível de se desenhar e mensurar.

A aceleradora Y Combinator, umas das mais famosas do mundo e que já “hospedou” Dropbox e Airbnb em sua cartela de startups investidas, defende que uma startup está no caminho certo para o sucesso quando cresce entre 5% e 7% por semana. Do contrário, é preciso voltar para a “prancheta”, avaliar a situação atual e até mesmo reestruturar o modelo. A realidade brasileira pode tornar esses números um pouco mais flexíveis, mas permite que consideremos que uma startup deve manter uma taxa de crescimento constante mais alta que a das empresas tradicionais.

CONVERSÕES MAIORES QUE A MÉDIA DO MERCADO

As conversões em vendas de uma startup talvez sejam as taxas mais fáceis de serem medidas.

Normalmente, são dados disponíveis através de ferramentas de análise, que permitem entender a aceitação da sua ideia. Podem vir não apenas com contratos fechados, mas também com formulários de interesse preenchidos, leads gerados, dentre outros. Um exemplo de validação de ideia que vale referenciar é o do Dropbox. Antes mesmo de recorrerem aos investidores, a empresa desenvolveu uma landing page que tinha o objetivo de mensurar a aceitação do mercado à proposta a partir do cadastro de interesse dos potenciais usuários, sem que eles soubessem que ainda não havia um serviço desenvolvido. Com os dados em mãos, eles não apenas tiveram a certeza de como a ideia iria decolar como também conseguiram fundos de investimento para tirá-la do papel.

Conseguir encontrar o caminho do crescimento é um dos maiores desafios de todo empreendedor, principalmente entre aqueles que se aventuram com o seu primeiro negócio. É muito importante saber quais os indicadores, sejam eles qualitativos ou quantitativos, são realmente importantes, mas é fundamental também pedir ajuda para enfrentar essa jornada. Para isso, seus investidores, mentores e colaboradores podem ser bastante úteis.