Líder, chefe ou gestor? Qual deles você é? Entenda porque um chefe pode acabar com a sua empresa

* Por Yago Almeida

Durante muitos anos, a figura do chefe autoritário se fez presente em quase todas as empresas. Hoje em dia, ainda bem (ao meu ver), os chefes estão sendo extintos e dando lugar a líderes menos autoritários.

Mas, para começarmos a nossa conversa sobre esse assunto, é importante pontuar a diferença entre líder, chefe e gestor:

O gestor é quem administra e gerencia processos, mas depende do aval de um chefe ou líder para tomar decisões.

O chefe, em linhas gerais, é aquela pessoa que detém o poder de decisão e, por esse motivo, se acha no direito de exigir, gritar e ameaçar colaboradores. Grande parte dos chefes trabalham com a política do medo por se sentirem inseguros com relação à posição que ocupam, pensando que, dessa forma, podem impor algum tipo de respeito.

Por último, o líder é aquele que, apesar de ter o poder de decisão, está aberto ao compartilhamento de ideias e confia no potencial de cada colaborador, dando espaço para o crescimento e desenvolvimento da sua equipe. Um líder não é inseguro com relação à sua posição e, justamente por isso, não precisa impor respeito, mas se preocupa conquistá-lo. 

Tendo isso em mente, com qual dessas figuras você se identifica quando pensa sobre a sua atuação na sua empresa?

Você é o gestor que apenas gerencia, mas não tem o poder de tomar decisões? O chefe que apenas delega tarefas, mas não se envolve em processos porque seu papel é apenas mandar? Ou o líder que se coloca à disposição e sabe extrair o melhor de cada membro da sua equipe?

Já se foi a época em que a postura autoritária dos chefes era considerada normal. Hoje em dia, as novas gerações esperam que as empresas tenham um ambiente colaborativo, focado em resultados, sem transformar pequenos erros em grandes problemas.

A verdade é que, por mais que você seja o dono ou um dos sócios da empresa e conheça a fundo o seu produto/serviço, sempre haverá outro profissional que terá uma visão diferente, que pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

Resumindo, quando você escolhe ser um chefe, você dá de presente para os líderes a chance de alcançar resultados incríveis com os profissionais que você não soube incentivar e mantém ao seu lado somente os que se contentam com o básico por medo de arriscar e apostar em resultados maiores.

Então, se você quer atrair e manter bons profissionais e garantir os melhores resultados, eu sugiro que você passe a ser um líder, o mais rápido possível. A sua empresa agradece!


Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.