A Ultium Cells, uma joint venture da LG Energy Solution e General Motors, anunciou um investimento de mais de US$ 2,3 bilhões para construir sua segunda fábrica de células de bateria nos Estados Unidos. A instalação estará localizada em Spring Hill, no estado do Tennessee.

A nova fábrica de células de bateria criará 1.300 novos empregos. A inauguração está programada para o final de 2023. Assim que estiver em operação, a instalação fornecerá células de bateria para a fábrica de montagem da GM em Spring Hill. 

“A adição de nossa segunda fábrica de células de bateria Ultium totalmente nova nos Estados Unidos com nosso parceiro de joint venture LG Energy Solution é outro grande passo em nossa transição para um futuro totalmente elétrico”, disse o presidente e CEO da GM, Mary Barra. “O suporte do estado do Tennessee foi um fator importante para tornar esse investimento em Spring Hill possível e este tipo de suporte será crítico no avanço, à medida que continuamos a tomar medidas para fazer a transição de nossa pegada de fabricação para apoiar a produção dos veículos elétricos”.

“Esta parceria com a General Motors transformará o Tennessee em outro local importante para a produção de veículos elétricos e baterias. Isso nos permitirá construir cadeias de suprimentos sólidas e estáveis ​​com base nos Estados Unidos que permitem tudo, desde pesquisa, desenvolvimento de produtos e produção até a aquisição de componentes brutos “, disse o presidente e CEO da LG Energy Solution, Jonghyun Kim. “É importante ressaltar que eu realmente acredito que essa união transcende uma parceria, pois marca um momento de definição que reduzirá as emissões e ajudará a acelerar a adoção dos veículos elétricos.”

Os futuros veículos elétricos são projetados para carregamento rápido e terão baterias de 400 volts e capacidade de carregamento rápido de até 200 kW, enquanto a plataforma de caminhões da GM terá baterias de 800 volts e capacidade de carregamento rápido de 350 kW.

Com uma história de 30 anos no negócio de baterias, a LG Energy Solution fez investimentos consistentes em grande escala para acumular estabilidade, credibilidade e experiência de fabricação suficientes para inventar suas próprias tecnologias de ponta. A empresa estabeleceu seu primeiro centro de pesquisa nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Em 2010, a empresa construiu sua primeira fábrica de baterias nos Estados Unidos em Holland, Michigan.

Por meio da Ultium Cells, a LG Energy Solution e a GM fundirão suas tecnologias e recursos avançados para ajudar a acelerar a eletrificação automotiva.