Apontada por especialistas como uma poderosa ferramenta de ensino, a robótica educacional é uma das grandes apostas do setor para estimular o desenvolvimento cognitivo e a criatividade dos estudantes. Cada vez mais relevante e presente no processo educacional, a tecnologia ganha status de principal aliada de estudantes Brasil afora.

Em Natal, Rio Grande do Norte, o que outro dia era tendência virou realidade. No Over, colégio da rede da Inspira Rede de Educadores, o uso da robótica está presente na rotina dos estudantes de todo o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano). De acordo com o professor Carlos André, fundador e diretor do Colégio e Curso Over, inserir o uso da robótica no contexto educacional ainda nos primeiros anos de vida é extremamente saudável e positivo na construção intelectual do aluno, “principalmente por meio de linguagens de programação baseadas em blocos ou gráficos”, destaca o educador. Nestas aulas, explica Carlos André, as crianças desenvolvem habilidades importantes como pensamento analítico e colaborativo, entendem os conceitos e a relevância de inovação e trabalho em equipe.

“Como diz aquela célebre frase atribuída a Albert Einstein, mas que estudiosos dizem ser de Oliver Wendell Holmes Sr., ‘uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’. Então, permitir que os alunos tenham acesso a esse tipo de conhecimento desde muito novos faz com que atinjam patamares antes impensáveis”, ressalta.

Educação

Além disso, estar adaptado a esta realidade já na primeira fase da vida também prepara os pequenos para um mercado de trabalho que no futuro não muito distante estará ainda mais exigente quanto às habilidades e aptidões tecnológicas. “Em vez de temer pelo fim das profissões como as conhecemos, é hora de proporcionar novas possibilidades para esta geração. Afinal de contas, há muito tempo desmistificamos o mito que robôs são criados para serem nossos inimigos. Pelo contrário, hoje são grandes aliados”, comenta Carlos André.

Com o investimento tecnológico da Inspira Rede de Educadores, o Over Colégio e Curso possui a proposta pedagógica que incorpora tecnologia à educação a partir do método “mão na massa”, em que os alunos aprendem por meio de tentativas, experiências e reflexões sobre problemas e soluções para melhorar o mundo à sua volta. “A robótica oferece inúmeras vantagens para o dia a dia de crianças e adolescentes. E nós acreditamos que, ao desenvolver conhecimentos múltiplos desde cedo, ajudamos a formar cidadãos preparados para serem os protagonistas dos seus próprios futuros. Eu cursei Engenharia Mecânica e, muitas vezes, me surpreendo, porque chego à escola e vejo alunos muito novos fazendo coisas que só aprendi na faculdade. O nível de evolução que isso proporciona para um aluno dessa idade é inimaginável.”, afirma o diretor.

Cruzando o país e chegando à região Sul, as aulas de robótica conquistaram também os estudantes do Colégio Universitário. Na instituição, que também faz parte da Inspira Rede de Educadores, as atividades são desenvolvidas nos ensinos fundamental e médio. “Com a Sala Maker os estudantes trabalham com ferramentas tecnológicas, para a realização de projetos”, explica Vagner Pinto, professor do Colégio Universitário.

Novo Espaço Maker

Novo Espaço Maker inaugurado em 2021 no Colégio Universitário em Londrina

Além de inserir um método diferenciado e inovador, que conquista estudantes e estimula a criatividade e o aprendizado, o ensino da robótica também contribui com a interdisciplinaridade e prepara para um mundo mais desafiador e virtual, explica o educador. “São práticas assim que ajudam a estimular o raciocínio lógico e desenvolver cidadãos com análise crítica para solução de problemas, além de inspirar o senso de cooperação, estímulos às competências do século XXI e, é claro, melhorar significativamente o desempenho escolar”, conclui Vagner.