A atual pandemia trouxe mudanças significativas para diversos aspectos da vida cotidiana e entre elas está a qualificação, que deve ser a palavra de ordem no mundo pós-coronavírus. Diante desse cenário, muitas pessoas estão procurando novas capacitações a fim de se preparar para o futuro do mercado de trabalho e adquirir novas expertises. 

Diversas empresas, portanto, embarcaram nessa nova cultura e estão oferecendo cursos gratuitos que vão desde estratégia empresarial até finanças pessoais. O Startupi separou uma lista para você. Confira: 

Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), através de sua plataforma EaD, está com 14 cursos livres gratuitos, em diversas áreas, com emissão de certificados.

Entre as qualificações está estratégia empresarial; inovação na era digital; Inteligência Artificial e ferramentas avançadas de Ciência de Dados; e gestão de equipes remotas. 

Os cursos têm um tempo médio que varia de 4 a 8 horas de duração e podem ser acessados no link.

SEBRAE

O SEBRAE lançou o curso online e gratuito “Master Digital: O Marketing Digital Descomplicado”. O workshop traz a base de conhecimento para que os micro e pequenos empresários saiam do zero e atuem comercialmente por meio do marketing digital.

Dividido em quatro módulos, pode ser encontrado por meio do link. Além desse, o SEBRAE disponibilizou outros seis cursos online e gratuitos voltados ao empreendedorismo que podem ser encontrados por meio do link.

Kultivi 

A Kultivi é uma plataforma que produz conteúdo educacional gratuito apoiada por parceiros comerciais e investidores.

No site pode ser acessado cursos como: coaching para empreendedores; empreendedorismo e impacto social; além de idiomas como inglês e espanhol. Para quem está prestará o ENEM, a plataforma ainda disponibiliza um material completo com 600 aulas. Ao final do curso, a edtech disponibiliza certificado, classificado como curso livre, com reconhecimento do MEC. 

Microsoft 

A Microsoft também disponibilizou alguns conteúdos para apoiar quem busca recolocação no mercado.

Apoiada por um pesquisa que identificou as dez carreiras com demandas mais abrangentes por profissionais (desenvolvedor de software, representante de vendas, gerente de projetos, administrador de TI, especialista em atendimento ao cliente, marketing digital, suporte em TI, analista de dados, analista financeiro e designer gráfico), a empresa oferecerá os cursos gratuitos através do LinkedIn. 

Os conteúdos ficarão nesta página do LinkedIn até o dia 31 de março de 2021 e possuem certificado de conclusão. 

No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, a Microsoft também disponibiliza a plataforma digital MaisMulheres.Tech, que tem como objetivo capacitar 100 mil mulheres em todo Brasil. Ao todo, serão oferecidas 6 trilhas de capacitação gratuitas e on-line, disponíveis até novembro de 2021, nas áreas de Computação em Nuvem, Infraestrutura, Segurança da Informação, DevOps, Desenvolvimento e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

As interessadas podem se registrar  para uma ou mais trilhas. Com duração entre 4h e 8h, todos os cursos serão ministrados por mulheres e garantem às participantes declaração de conclusão. Ao realizar o cadastro as aulas devem ser finalizadas em até 30 dias.

Para acessar, é só clicar aqui.

FECAP

FECAP disponibilizou cursos online e totalmente gratuitos para quem está em casa e quer usar o tempo livre para estudar. Autogestão de carreira, demonstração do fluxo de caixa e introdução ao mercado de capitais são alguns dos conteúdos.

Todos os cursos têm emissão de certificado e as inscrições são feitas no site.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar lançou o renomado curso CC50 (Ciência da Computação), da Universidade de Harvard. As aulas são gratuitas e os interessados podem fazer as inscrições na página do Estudar Fora. Ao todo, são 11 semanas de conteúdo traduzidas para o português pelo bolsista da organização Gabriel Guimarães. Os inscritos terão a oportunidade de aprender desde noções básicas da computação, até técnicas mais avançadas.

A ideia do curso é fornecer ferramentas que auxiliem alunos de diferentes formações e carreiras. Com isso, grande parte do CC5O apresenta a linguagem C. Os conteúdos também facilitam o processo de aprendizagem de outras linguagens como HTML, Java e SQL, relevantes em diversas profissões.

HostGator

Através do Collabplay, a HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços de presença online, disponibilizou cursos online sobre tecnologia, negócios, marketing e design, voltados para quem quer empreender na internet.

Todos os treinamentos são gratuitos e destinados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades comerciais. E-commerce e vendas online, Introdução ao WordPress e Introdução ao Google Ads são alguns dos conteúdos disponíveis no link. 

RME

A Rede de Mulher Empreendedora (RME) através da Trilha Empreendedora está disponibilizando um curso com 60 vídeoaulas com especialistas em marketing, vendas, finanças, questões jurídicas, networking, precificação, investimento, recursos humanos, gestão de crise e relacionamento.

A trilha está disponível gratuitamente para smartphone, tablet e computador no link.

XPeed

A XPeed, escola de educação financeira e empreendedorismo da XP Inc., está oferecendo gratuitamente o curso “O equilíbrio financeiro”, com o objetivo de ajudar, por meio de metodologias simples de finanças pessoais, o brasileiro a organizar seu orçamento. Com tempo de dedicação de 4 horas, o curso abordará noções básicas de orçamento, a lógica das caixas e torneiras, diferença entre desejos e necessidades, consumo consciente e renegociação de dívidas.

O acesso ao curso e e visualização da grade completa pode ser consultada por meio do site.

Serasa

A Serasa, braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor, disponibilizou um curso, através do portal Serasa Ensina, com foco em educação financeira. Batizado de “Trilha Financeira”, ele é dividido em 7 módulos, com duração média de 1h30 cada.

O conteúdo é apresentado por nomes como: Nath Finanças, Patrícia Lages, Mirna Borges e Nathaly Dias do canal Blogueira de Baixa Renda. Além das Youtubers, terá a ajuda de Vitor Coff Del Rey que é head da Ponte para Pretos, iniciativa que divulga informações, oportunidades de mercado, estágios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, com o objetivo de conectar trajetórias e gerar oportunidades.

O curso oferece certificação ao final de cada módulo e as inscrições devem ser feitas no site.

Amazon

A Machine Learning University, como é chamada a área de ensino da Amazon, disponibilizou três conteúdos focados em Inteligência Artificial. Os cursos ‘Aprendizado de Máquina sobre processamento de linguagem natural’, ‘Aprendizado de Máquina sobre visão computacional’ e ‘Dados tabulares’, eram disponibilizados somente para funcionários.

Abertos agora por toda a comunidade, os primeiros conteúdos podem ser acessados no link.

Mlabs

mLabs, plataforma online de gestão de redes sociais para pequenos negócios, está oferecendo um curso gratuito para alavancar seus negócios usando as redes sociais. As aulas serão ministradas por Rafael Kiso, CMO da plataforma e um dos principais nomes da comunicação digital no Brasil. O curso é uma parceria com a Ton, solução de pagamentos completa da Stone, para o pequeno empreendedor.

Serão 16 aulas gravadas: “Panorama das Redes Sociais”, “Como identificar quem é seu cliente ideal”, “Como escolher suas redes sociais”, “Como pensar seu conteúdo”, “Como distribuir seu conteúdo”, “Como alcançar mais pessoas”, “Como interagir com o público”, “Como melhorar seus resultados” são alguns dos conteúdos que serão abordados no curso.

Para se inscrever basta acessar o site. Após finalizar o curso o aluno receberá um certificado de conclusão.

Camila Silveira

Camila Silveira, é o nome por trás do “I9 sua vida profissional”, método transformado em um curso 100% online pela empresária e disponibilizado gratuitamente em versão pocket para ajudar quem busca identificar seus pontos fortes para empreender ou melhorar os resultados que foram afetados pela pandemia.

Oferecido aos sábados, às 10h (horário de Brasília), via plataforma Zoom, a aula exclusiva é aberta a todos os públicos. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do portal.

42|RIO

A 42|RIO, unidade da francesa 42 no Brasil, está com as inscrições abertas para o processo seletivo de um curso de programação. A participação é gratuita e as vagas são destinadas para o Campus Rio de Janeiro. Podem se inscrever os interessados de todo o país a partir de 18 anos, sem necessidade de conhecimento prévio em tecnologia.

Durante o curso, não há contatos com professores e não existem apostilas ou livros. Assim, toda a aprendizagem se baseia em projetos, o que significa que os alunos deverão trabalhar em grupo para avançar nos desafios propostos.

Ao final do programa, o aluno recebe um certificado de conclusão das atividades. As inscrições são feitas online, pelo link. 

UniFAJ Evolution

A UniFAJ Evolution (Grupo UniEduK) está com inscrições abertas, gratuitamente, para o curso de Design Thinking e Novos Modelos de Negócios.

Durante as aulas, o inscrito terá acesso ao conteúdo completo dos objetos de aprendizagem, incluindo videoaulas, roteiros de estudo, podcasts, entrevistas, insights, e-Book, saiba mais com indicações de material complementar e várias outras dicas.

Após o cadastro na plataforma de acesso, o interessado tem 30 dias para finalizar o curso e atingir 70% de aproveitamento nas avaliações. As inscrições podem ser feitas no site. 

Gupy

A Gupy, startup de recrutamento, seleção e admissão via Inteligência Artificial, acaba de lançar um novo material em sua plataforma de cursos online, a Gupy Academy.

A plataforma já conta com quatro cursos inteiros já publicados: Employer Branding na Prática, Introdução ao People Analytics, Retenção de Talentos, além do Recrutamento e Seleção para Alta Performance 2.0. O novo conteúdo, chamado Experiência do Candidato, conta com dicas e conhecimentos para melhorar a experiência dos candidatos que participam dos processos seletivos nas empresas.

Facebook 

O Facebook lançou um programa de educação financeira para 50 mil mulheres empreendedoras do Brasil impactadas pela pandemia de covid-19. Desenvolvida em parceria com a Aliança Empreendedora, organização especializada em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos, a iniciativa começará este ano e faz parte do programa do Facebook “Ela Faz História”, dedicado a fomentar a participação das mulheres na economia digital.

O treinamento será ministrado em 10 workshops virtuais pré-gravados que as participantes poderão acompanhar pela plataforma Tamo Junto. Além dos workshops, as empreendedoras terão acesso a outros dois cursos, um com tutoriais sobre como usar as redes sociais e as mídias digitais para impulsionar seus negócios, e um curso com foco em formalização, incluindo os conceitos e tutoriais para obtenção de um CNPJ, emissão de nota fiscal, custos e taxas, além de prepará-las para avaliar quando é necessário buscar ofertas de crédito do mercado e como obtê-las.

Os treinamentos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no link. Os módulos e cápsulas de aprendizagem do curso de educação financeira do ‘Ela Faz História’ também estão disponíveis ao público em geral.

Google

O Google está oferecendo cursos, através da plataforma Ateliê Digital, para ajudar as pessoas que estão começando a carreira ou quem busca novas colocações no mercado de trabalho, principalmente durante esse período de pandemia.

Os conteúdos são em formato de vídeo e ensinam habilidades digitais básicas que podem ser usadas tanto no trabalho quanto no dia a dia, como usar o Google para buscar por empregos, criar uma planilha para organizar as tarefas dos processos seletivos, organizar uma caixa de entrada e até planejar efetivamente uma reunião de trabalho.

Para consultar e visualizar todas as lições dessa coletânea basta acessar a aba de cursos e filtrar por “Fornecedor do Curso” – “Applied Digital Skills”. As aulas do módulo dois estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2021.

Michel Helal 

Home office, novas dinâmicas de trabalho, empreendedorismo e combate à procrastinação. Todos esses temas hoje rodeiam a mente tanto de profissionais quanto de empresários. E para ajudá-los a resolver essas questões e se tornarem autogerenciáveis, Michel Helal, especialista em produtividade e autor do livro ‘Quem agradece não reclama: Os segredos do Mindset de Sucesso’, realiza às terças-feiras, às 18h, a consultoria Produtividade, Disciplina e Foco.

A live é gratuita e durante 1 hora ele dará dicas de como eleger o que é prioridade e tomar melhores decisões para a vida pessoal, carreira e negócio, além de tirar dúvidas ao vivo dos participantes. Os interessados podem se inscrever no link.

Eu Capacito

O Eu Capacito é uma plataforma criada pelo Movimento Brasil Digital, com o objetivo de criar profissionais capacitados para a economia digital.

Os cursos disponibilizados pela iniciativa são divididos em 4 trilhas de conteúdo: empreendedorismo, tech, fluência digital e soft skills. Acesse o site para conhecer os cursos e realizar a inscrição.

Superlógica

O Superlógica, ERP focado em recorrência, disponibilizou um curso focado em gestão de assinaturas. Nele, você aprenderá, em 10 dias, práticas sobre como gerir seu negócio recorrente, além de dicas e informações para te ajudar a entender o que é realmente necessário para potencializar sua gestão de assinaturas.

A inscrição é feita no link.

Rocketseat

A Rocketseat, edtech que oferece conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, está lançando o Discover, curso totalmente gratuito para novos desenvolvedores.

curso trará aulas com fundamentos da programação, com cerca de 80 horas de conteúdo que vai do zero até os primeiros passos na carreira de desenvolvedor. Acesse o site e confira mais informações.

Samsung

O Samsung Ocean programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, iniciou a agenda de cursos online e gratuitos de abril. Um dos focos será Machine Learning, ramo da Inteligência Artificial que torna mais ágil a análise de dados. A Inteligência Artificial também será trabalhada no desenvolvimento de games e em interfaces como a Bixby, assistente virtual criada pela Samsung. Os cursos são ministrados por professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade de São Paulo (USP), e por parceiros, com certificado de participação.

As inscrições já podem ser feitas pelo site ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu as inscrições para o curso de educação a distância (EaD) de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O curso, totalmente gratuito, está sendo oferecido para todo o estado de São Paulo, a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), a Secretaria realiza hoje o curso de forma online em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas e, ao final do curso, receberão o certificado de conclusão.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário.

Ubots

Devido a grande participação dos robôs virtuais nas necessidades dos consumidores, a Ubots, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções de atendimento digital, acaba de lançar o curso online  “Como criar um chatbot”, que tem como objetivo ensinar de maneira simples e prática como desenvolver chatbots, sem a necessidade de conhecimentos sobre programação.

Com início em 25 de janeiro, os interessados podem realizar a inscrição pelo site. Os conteúdos serão disponibilizados de forma online, com vídeos anexados a plataforma do YouTube, além disso, os alunos irão receber materiais extras, para ajudar na compreensão do conteúdo apresentado.

Instituto Cliente Feliz

O Winning Women Brasil é um programa de mentoria com duração de um ano que, além de trazer conselheiras e executivas de sucesso no mercado, proporciona oportunidades de aperfeiçoar conhecimentos como branding, liderança, gestão e relacionamento, direcionada às mulheres empreendedoras que carregam objetivos de crescimento ambiciosos, energia, criatividade, paixão e propósito.

O curso acontecerá no primeiro semestre de 2021 e as inscrições estão abertas pelo link.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre inscrições para cursos de inclusão digital para pessoas com deficiência. Gratuitos e em formato de ensino à distância (EaD), os cursos visam desmistificar o sentimento de medo e insegurança em acessar recursos tecnológicos.

Dentro do módulo de inclusão digital, as pessoas com deficiência interessadas podem se matricular nos cursos de: Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva voltada para pessoas com deficiência visual.

As inscrições devem ser realizadas pelo link.

Digibee Academy

A Digibee, scale-up de tecnologia criadora da Digibee HIP (Hybrid Integration Platform), plataforma disruptiva de integração de sistemas, está oferecendo um treinamento com certificação gratuita, em formato de workshop online, para profissionais técnicos de TI e para quem tem interesse em aprender como operar a plataforma híbrida  de integração de sistemas.

A Digibee Academy concede o diploma do workshop e a Certificação Foundation na conclusão do treinamento – que possui 4 horas de duração e é ministrado a cada 15 dias – para aqueles que concluírem uma integração real na plataforma.

As inscrições podem ser feitas pelo site.

Treeunfe Tecnologia 

A Treeunfe, que atua há quatro anos como emissor de notas fiscais eletrônicas com o propósito de transformar dados fiscais em inteligência de negócios para alavancar vendas e melhorar a gestão das empresas, está lançando um curso gratuito, totalmente online, com aulas ao vivo e certificado de conclusão.

O curso que ‘Do Básico ao Empreendedor’, será ministrado duas vezes por semana, com uma hora de duração em cada ocasião. O curso, com duração de um mês, terá uma turma por bimestre, com a primeira turma começando em março de 2021. O conteúdo programático inclui aulas de noções de empreendedorismo, como ganhar dinheiro com software, tributação para PMEs, soluções da Treeunfe, como vender, atendimento, marketing digital e plataformas de parceiros.

Os interessados devem submeter o cadastro ao programa Parceria da Treeunfe no site.

Globant e Mercado Livre

A Globant e o Mercado Livre, em parceria com a Digital House, trazem ao mercado um curso que busca gerar novas oportunidades de trabalho e inserção no Brasil e na América Latina. No Brasil, serão 700 bolsas em 2021 e a primeira turma, com início em maio, será composta exclusivamente por 250 bolsistas.

As inscrições para o curso estão abertas até 14 de abril, através do link.

CI&T e Fundação Bradesco

A CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, e a Fundação Bradesco disponibilizam um curso gratuito sobre liderança Lean. O programa, que foi desenvolvido pela CI&T, tem o objetivo de auxiliar o aluno a identificar a diferença de um líder tradicional para um líder Lean, bem como desenvolver autoconhecimento para buscar os recursos para a liderança.

Os interessados no curso podem obter mais informações e realizar a matrícula gratuitamente a partir do site da Escola Virtual, da Fundação Bradesco.

Liga Digital

Projeto criado para levar educação gratuita de qualidade em e-commerce, marketing digital e programação aos jovens de baixa renda, a Liga Digital acaba de anunciar as novidades para este ano. As inscrições para os cursos online 2021 estão abertas. E a fim de oferecer educação continuada, o projeto está lançando cursos de extensão também 100% gratuitos e online, que serão disponibilizados aos 250 jovens formados nas turmas de 2020.

Para mais informações, clique aqui.

Cisco e SENAI

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Cisco do Brasil lança nova etapa do  Programa CiberEducação, voltado para a segurança digital. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 8 de março pelo site da Cisco ou pelas academias NetAcad do SENAI (PA, SC, DF, PR e BA) e será realizado de forma 100%  remota.

Mais informações você encontra no link.

Instituto ProPague, da Stone

O Instituto ProPague, think tank especializado em sistema financeiro, acaba de lançar o curso “FINTECHS: como surgiram e o que esperar para o futuro”. As inscrições já estão abertas e não existe limite de vagas. O programa é formado por seis módulos gravados e, por isso, podem ser concluídos no ritmo do aluno. Mas estima-se que seja finalizado em até 8 horas. Há certificado de participação para quem completar 75% do conteúdo.

Mais informações, você encontra no link.

Qualifica

A edtech pertencente ao grupo mLearn, está oferecendo um curso destinado a quem quer fazer o Plano de Negócios de sua empresa. A aula abordará conteúdos sobre como fazer um estudo dos clientes, como conhecer quem são e quais processos seus concorrentes utilizam, identificar quais são os melhores fornecedores para o seu negócio, além de finanças empresariais.

Para acessar, clique aqui.

Mobills

Pensando no momento de crise e de todas as dificuldades em relação ao dinheiro que os brasileiros vêm enfrentando, a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, lançou um curso gratuito de educação financeira.

Ele serve desde para quem tem pouca educação financeira, até para pessoas que querem aprimorar seu plano financeiro. curso está disponível no blog da Mobills.

Kultivi

A startup Kultivi, plataforma de ensino gratuito do Brasil, acaba de lançar o curso “Fundamentos do Marketing Digital”. Com vídeo aulas dinâmicas e objetivas de acesso ilimitado 24 horas por dia, o curso aborda tópicos essenciais da área, entre eles definição, funil de conversação, métricas e integrações, SEO, análises e otimizações, garantindo uma base de conhecimento de qualidade para atuação no segmento.

Para mais informações, acesse o site.

TecnoSpeed

A TecnoSpeed, conhecida como “A Casa do Desenvolvedor de Software”, ao perceber que as Software Houses precisam mais do que nunca capacitar seus colaboradores, mas enfrentam dificuldades neste momento, decidiu liberar alguns cursos de capacitação em desenvolvimento de software de forma gratuita.

Parte da Comunidade Hub da TecnoSpeed, que reúne uma comunidade de desenvolvedores de software, os três cursos online disponíveis gratuitamente são “ERP para Programadores”, “Tributação para Programadores” e “Programa Software House de Sucesso”.

Os cursos serão disponibilizados na plataforma de conhecimento da empresa no site.  Para ter acesso a todos os cursos, é só se cadastrar neste link.


Além dessa relação de cursos, o Startupi preparou uma lista com diversas empresas que estão contratando durante a pandemia. Se interessou? Clique aqui.