A Arco Educação anunciou a assinatura de acordo vinculante com a Pearson Education do Brasil Ltda para aquisição da COC e Dom Bosco, dois importantes sistemas de ensino do país. A conclusão da transação está condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).  

O COC e o Dom Bosco têm mais de 50 anos de experiência acadêmica no Brasil, atendendo a mais de 800 escolas parceiras e cerca de 210 mil alunos em todas as regiões do país em 2021. Caso aprovado pelo CADE, a Arco pagará R$920 milhões pela aquisição. 

A Arco espera acelerar o crescimento do COC e do Dom Bosco investindo na atualização de seus conteúdos e plataformas tecnologias, além de alavancar a capacidade das soluções nas frentes de distribuição e atendimento ao cliente. 

“A aquisição dos sistemas de aprendizagem COC e Dom Bosco reforça nossa estratégia de fortalecer ainda mais nosso posicionamento em soluções Core para a educação básica no Brasil. Traz complementaridade geográfica e de preço ao nosso portfólio, permitindo que nossa plataforma entregue ainda mais valor para os diversos perfis de escola do país”, disse Ari de Sá Neto, CEO e fundador da Arco. 

Ari de Sá Neto, CEO e fundador da Arco.

Outras aquisições

No final de setembro do ano passado, a Arco anunciou a aquisição de 100% da Studos Software, fornecedor de tecnologia para avaliação personalizada de alunos, diagnóstico de desempenho acadêmico baseado em dados e aprendizado adaptativo baseado em Inteligência Artificial e preparação para testes. O valor da transação não foi revelado.

A Studos foi fundada em Santa Catarina em 2013, com os objetivos de aumentar o desempenho dos alunos nos vestibulares e reduzir a carga de trabalho dos professores. A empresa fornece às escolas de ensino fundamental e médio conteúdo e ferramentas que permitem aos professores criarem e darem notas facilmente a avaliações online e offline, reduzindo a carga de trabalho do professor relacionada à avaliação em 80%.