Ir para o conteudo

A importância das parcerias para o ecossistema

* Por Ana Flávia Carrilo

Colaboração. Essa palavra tem um impacto muito grande quando falamos de empreendedorismo, redes de apoio ou comunidades. Ao contrário de alguns segmentos onde a concorrência é mais latente, nosso setor só tem a crescer e  se desenvolver com parcerias em prol de objetivos em comum. 

Porque estou trazendo esse assunto este mês? Porque nas últimas semanas recebemos notícias que são exemplos claros da potência dessa colaboração. E da mesma forma, nós na Abstartups enxergamos e atuamos com nossa rede de mantenedores e parceiros com esse princípio. Afinal, nascemos da colaboração e levamos a sério, o ditado: “Sozinho você chega mais rápido, mas acompanhado você chega mais longe”. 

O Distrito acaba de oficializar sua parceria com a rede global da Techstars e passa a ser o responsável pelas operações no Brasil, incluindo o Startup Weekend. Para quem conhece um pouco do ecossistema, sabe da importância do SW para a cultura empreendedora e inclusive para a formação de novas comunidades. Por isso, um passo como esse, é um ganho não só para as startups em estágio inicial que participarem dos programas, como para todo ecossistema. 

Comunidades pelo Brasil buscam constantemente conexões com players do mercado – corporates, hubs, governo, academia e investidores. Empreendedores buscam instituições como a Abstartups e Sebrae para fomentar seus negócios. E nós, como instituições de fomento, nos apoiamos para potencializar nosso impacto. 

Essa é a beleza de um ecossistema. Ele precisa ser ativo, parceiro e em constante evolução. Portanto, se você é um desses players que citei até aqui, ou ainda não faz parte do ecossistema, mas gostaria: seja bem-vindo(a) e conecte-se! Apoie iniciativas regionais, seja mentor, acesse nosso mapeamento de atores, busque pelos líderes de comunidade e veja como colaborar e somar esforços.

Fortalecer o ecossistema é tarefa e ganho para todos! Não é a toa que falamos tanto em #givefirst e #giveback. Vamos celebrar as conquistas, identificar os pontos fracos, planejar mudanças e construir um ambiente cada vez melhor. Vamos juntos?


Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.