De acordo com pesquisa recente da Ebit/ Nielsen, o e-commerce no Brasil ainda é bastante dependente dos marketplaces e os varejistas destas plataformas possuem participação de 78% no faturamento total do mercado. Só para se ter uma ideia, o setor bateu um crescimento de R$30 bilhões de faturamento com a pandemia durante os seis primeiros meses de 2020 por lojas que atuam em marketplaces. Um aumento de 56% se comparado ao ano de 2019.

Segundo Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces – plataforma especializada em cursos para marketplaces – a venda em multicanais se tornou algo comum. O lojista vende na sua loja virtual, no Instagram e até no whatsapp.

“Marketplaces como o Mercado Livre ou a Amazon, por exemplo, funcionam como um shopping virtual que oferece milhares de produtos de diversos vendedores. Essa ferramenta disponibiliza uma facilidade para os lojistas, já que consegue encurtar o processo de venda e aprendizado, além de oferecer ferramentas para a gestão e vendas. Sabendo escolher a plataforma que vai vender com a estratégia certa, o marketplace vira seu maior aliado no crescimento e consolidação de marca”, explica.

Ainda segundo o especialista, a estratégia de venda em marketplaces no mercado já está consolidada. “Não é apenas uma tendência. Por meio das vendas nestas plataformas, as lojas encontraram uma alternativa para superar esse momento desafiador que o varejo e também a economia tem passado. É como se fosse uma alavanca para o crescimento”, comenta.

Pensando nisso, o CEO listou 5 principais dicas para ajudar quem planeja começar a vender pela internet por meio dos Marketplaces em 2021, confira:

Pense no segmento de atuação da sua marca: definir o nicho da venda ajuda a pensar na melhor estratégia e plataforma que será usada.

Analise seus concorrentes: principalmente se é novo no mercado digital, estudar a concorrência ajuda a comparar seu desempenho com os demais atuantes e te trazer ideias relevantes para começar a vender.

Use fotos de boa qualidade: a imagem é o seu cartão de visita para a venda. Ter uma foto nítida e de boa qualidade para mostrar os detalhes do produto pode ser um grande diferencial na hora de escolher a compra.

Descrição do produto: quanto mais informação o produto tiver, esclarecendo todas as dúvidas do consumidor, mais chances de venda.

Cuide da logística e prazo de entrega: estar atento a seu estoque e entregar o produto no prazo estabelecido é um fator determinante para sua reputação nos marketplaces. Os consumidores preferem entregas mais rápidas.