A Sempre FEA, associação criada por ex-alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP), criou um fundo destinado a apoiar projetos da comunidade universitária (alunos, professores, funcionários e entidades representativas dessas categorias). Ela atua de forma totalmente independente e sem qualquer vínculo formal com a instituição.

Os auxílios são retirados do fundo patrimonial (também conhecido como endowment) criado em fevereiro deste ano e que já acumula R$ 4,2 milhões em doações. O endowment tem o objetivo de apoiar iniciativas de Excelência Acadêmica, Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Extensão Universitária e Diversidade e Inclusão.

“Nossa comunidade é formada por pessoas dinâmicas, criativas e inovadoras. Somos movidos por uma forte vontade de retribuir o que recebemos da FEA e da sociedade. Mesmo nascendo em 2020, um ano cheio de desafios, conseguimos construir algo grande. Nosso primeiro edital mostra que a entidade já surge gerando impacto, selecionando projetos com grande potencial de transformação social”, explica Andrea Andrezo, presidente da Sempre FEA.

Diversos protagonistas importantes no Brasil passaram pela FEA-USP. Além disso, desde 2018, 45% dos alunos ingressantes na faculdade são oriundos de escolas públicas, sendo que 37% destes são pretos, pardos e indígenas. Por meio de seu apoio, a Sempre FEA espera que a comunidade FEAna possa contribuir cada vez mais com a sociedade.

Fundos como o da Sempre FEA preservam o valor doado na perpetuidade e usam apenas os rendimentos dos recursos ou uma pequena parcela do principal. Esse modelo é usado por universidades de ponta dos Estados Unidos, como Harvard, Yale e Stanford. O trabalho da Sempre FEA é inspirado nessas instituições, onde esses fundos atuam há mais de 100 anos.

A decisão de onde e como aplicar dinheiro do Fundo Patrimonial será tomada por meio de editais, com avaliação por bancas examinadoras da Sempre FEA e decisão final de seu Conselho de Administração.

Primeiro edital

Hoje, os projetos vencedores de seu primeiro edital foram anunciados. Ao todo, 34 propostas foram submetidas e os 23 ganhadores receberão mais de R$ 200 mil de aporte. Os recursos serão destinados para projetos como: nivelamento de português, inglês e matemática para alunos ingressantes, programa de aceleração de carreira para alunos negros, apoio para disciplinas de empreendedorismo e nova disciplina de ESG e suporte a alunos atletas.

A partir dos resultados de uma votação interna e da avaliação da banca examinadora, em 09 de dezembro, o Conselho de Administração decidirá quais projetos serão apoiados pela Sempre FEA em 2021.