A Sempre FEA, associação criada por ex-alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP), criou um fundo destinado a apoiar projetos da comunidade universitária (alunos, professores, funcionários e entidades representativas dessas categorias). Ela atua de forma totalmente independente e sem qualquer vínculo formal com a instituição.
Os auxílios são retirados do fundo patrimonial (também conhecido como endowment) criado em fevereiro deste ano e que já acumula R$ 4,2 milhões em doações. O endowment tem o objetivo de apoiar iniciativas de Excelência Acadêmica, Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Extensão Universitária e Diversidade e Inclusão.
“Nossa comunidade é formada por pessoas dinâmicas, criativas e inovadoras. Somos movidos por uma forte vontade de retribuir o que recebemos da FEA e da sociedade. Mesmo nascendo em 2020, um ano cheio de desafios, conseguimos construir algo grande. Nosso primeiro edital mostra que a entidade já surge gerando impacto, selecionando projetos com grande potencial de transformação social”, explica Andrea Andrezo, presidente da Sempre FEA.
Diversos protagonistas importantes no Brasil passaram pela FEA-USP. Além disso, desde 2018, 45% dos alunos ingressantes na faculdade são oriundos de escolas públicas, sendo que 37% destes são pretos, pardos e indígenas. Por meio de seu apoio, a Sempre FEA espera que a comunidade FEAna possa contribuir cada vez mais com a sociedade.
Fundos como o da Sempre FEA preservam o valor doado na perpetuidade e usam apenas os rendimentos dos recursos ou uma pequena parcela do principal. Esse modelo é usado por universidades de ponta dos Estados Unidos, como Harvard, Yale e Stanford. O trabalho da Sempre FEA é inspirado nessas instituições, onde esses fundos atuam há mais de 100 anos.
A decisão de onde e como aplicar dinheiro do Fundo Patrimonial será tomada por meio de editais, com avaliação por bancas examinadoras da Sempre FEA e decisão final de seu Conselho de Administração.
Primeiro edital
Hoje, os projetos vencedores de seu primeiro edital foram anunciados. Ao todo, 34 propostas foram submetidas e os 23 ganhadores receberão mais de R$ 200 mil de aporte. Os recursos serão destinados para projetos como: nivelamento de português, inglês e matemática para alunos ingressantes, programa de aceleração de carreira para alunos negros, apoio para disciplinas de empreendedorismo e nova disciplina de ESG e suporte a alunos atletas.
A partir dos resultados de uma votação interna e da avaliação da banca examinadora, em 09 de dezembro, o Conselho de Administração decidirá quais projetos serão apoiados pela Sempre FEA em 2021.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.