Enfim, chegou o final de 2020

* Por Yago Almeida

Um ano que podemos descrever como: inesperado!

Acho que essa é apenas uma das palavras que podemos usar para relatar um pouco do que vivemos em 2020. Quando o ano estava começando a aquecer de fato (o tal do “Brasil só começa a funcionar depois do carnaval e tal”), fomos tomados de assalto por uma pandemia jamais vista ou vivida pela nossa geração. Uma doença avassaladora que levou tantas pessoas queridas e deixou o mundo desolado.

Além da tristeza de perdermos entes e amigos queridos, vivemos uma crise econômica sem precedentes. Milhares de empresas fechando suas portas e outras milhares de pessoas que ficaram sem seus empregos e fontes de renda. Otimistas como somos de natureza, pensamos “tudo bem, logo tudo vai passar”. Mas já se vão 9 meses de isolamento, home office e tantas outras mudanças de comportamento que nos vimos forçados a aprender do dia para a noite.

No meio de tudo isso, ainda passamos por eleições municipais para decidir (ou ao menos tentar) o futuro de nossas cidades, acompanhamos as eleições mais conturbadas na maior potência econômica do mundo (EUA), além de infestações de gafanhotos, prédios desabando, árvores caindo, enchentes, assaltos cinematográficos…enfim, 2020 é (porque ainda não acabou) um ano para não esquecermos e vou dizer porque:

– Não devemos esquecer que o que realmente importa é a família e nossos laços de amor e carinho com aqueles que nos são caros;

– Não devemos esquecer que podemos sempre nos reinventar e encontrar novas formas de viver melhor;

– Não devemos esquecer que a saúde é um de nossos bens mais delicados e caros, portanto não devemos nos descuidar por trabalho ou qualquer outro motivo exterior.

Por fim, não devemos nos esquecer que um novo ano está logo ali, batendo na porta e nos chamando para uma nova oportunidade de recomeço, de esperança e de dias melhores.

Mesmo que nem todos os próximos 365 dias sejam só flores, devemos acreditar que 2020 passou para nos tornar mais fortes e conscientes de nosso papel no mundo, para torná-lo um lugar melhor.


Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.