Estão abertas as inscrições para o programa IA Factory, iniciativa do Sebrae-SP em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) voltada para a criação de uma rede de negócios que utilizam tecnologias baseadas em Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) para solucionar problemas complexos de setores como indústria, saúde, energia, varejo, agronegócios, entre outros. Nessa primeira edição, serão selecionadas 30 startups sediadas no Estado de São Paulo que estejam em fase operacional.

As startups passarão por um programa de 12 meses de acompanhamento para desenvolvimento de negócios, com mentorias individuais com executivos de mercado, workshops temáticos e networking com agentes do ecossistema de startups, aceleração em vendas, mentorias tecnológicas com o IPT e aproximação com grandes empresas, além de capacitações ligadas a inteligência artificial, investimento e gestão.

“O Estado de São Paulo tem uma vocação tecnológica muito forte e é papel do Sebrae estimular que os pequenos negócios inovadores possam crescer ainda mais, transformando mercados em diversas áreas, como saúde, indústria e agronegócio”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit.

A iniciativa conta com apoio de mentores dos setores de inovação e tecnologia de empresas como Ambev, B3, Bossanova, DASA, brMalls, Wayra Telefonica, Grupo Laureate, EDP, entre outras. É a primeira vez que o Sebrae lança uma iniciativa direcionada para o setor de IA, que desponta como um dos fatores para o desenvolvimento econômico de um país.

Segundo relatório do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), economias que investem em IA obtêm uma taxa de crescimento do PIB 25% maior, em média, considerando os ganhos de produtividade decorrentes do foco em tarefas de maior valor agregado.

Nesse sentido, o IA Factory pretende estimular a geração de novos negócios para empreendedores de tecnologia, aumentando a base de clientes junto a grandes empresas, além de fomentar troca de experiência entre fundadores e propiciar o acesso a investidores qualificados. Um dos diferenciais do programa está na participação do IPT, que coordenará mentorias coletivas com rede de experts em IA ligados ao Programa IPT Open, apoiando o desenvolvimento de produtos baseados em tecnologias complexas. 

As inscrições podem ser realizadas até 29 de novembro no link. As startups selecionadas serão anunciadas em duas chamadas, nos dias 18 de novembro e 1 de dezembro . As atividades do programa terão início a partir de janeiro de 2021.