Ir para o conteudo

Por que não fazer a Black Friday no setor automotivo?

* Por Yago Almeida

Sim, sei que esse título pode parecer estranho. Estamos em novembro, mês de uma das datas mais importantes para o varejo em todo o mundo: a Black Friday. Historicamente, é nesse período que muitas empresas alcançam um incrível número de vendas e vemos clientes esperando chegar o dia para efetuar a tão sonhada compra.

Olhando o histórico de alguns anos para cá aqui na Olho no Carro, posso afirmar que não vale muito a pena os empresários e startups do setor participarem da Black Friday. E vou dizer porquê:

– Experiência: o comprador de veículo, seja ele novo ou usado, deseja ter a experiência de tocar, entrar e dirigir o carro. Ele quer tempo para pensar, analisar todas as opções e pode fazer a melhor escolha. Ele deseja um atendimento personalizado, e não um “desconto de manada” que será dado para todo mundo, como é o caso das promoções da BF;

– Custo/benefício: quem quer um carro nosso não está tão preocupado com descontos e promoções. Esse cliente é um dos mais exigentes do mercado e procura por alta qualidade e performance, aliadas a um preço justo. Portanto, de nada adiantará criar promoções se o produto final não entregar o que o cliente procura;

– Compra consciente: por fim, esse cliente não é movido por compras por impulso, que são o grande mote da Black Friday. Esse é cauteloso, afinal não são baixos os valores de um novo carro. Ele pesquisa, analisa todas as possibilidades, espera um tempo para ver se surgem novas oportunidades de compras, negocia ao máximo os valores e, só então, efetua a compra.

Portanto, caro colega do setor automotivo, avalie direitinho se vale a pena participar da Black Friday e gastar rios de dinheiro com promoções e agências de marketing nesse momento. Continue fazendo um trabalho dedicado e consistente que suas vendas irão aumentar!


Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM. 

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.