Ir para o conteudo

A importância de desenvolver lideranças para uma comunidade

* Por Ana Flávia Carrilo

Sempre comento por aqui a importância das comunidades de startups e como elas se fortalecem a partir de seis pilares: cultura, talentos, densidade, acesso à capital, acesso a mercado e ambiente regulatório. Mas, você sabe onde está a chave para articular e alavancar uma comunidade? Está, acima de tudo, nas lideranças.

E não, não estou falando aqui de chefe, ou “dono”. Isso não existe dentro de uma comunidade. Mas são os líderes, aquelas pessoas que voluntariamente se dedicam a articular as conexões com as startups, as empresas e os investidores. Ele vai ser o responsável por construir, fomentar e estimular toda a comunidade. 

E por que é tão importante desenvolver essa liderança? Porque são eles os responsáveis pelo desenvolvimento a longo prazo de uma comunidade. Constroem sua rede a partir do give back, promovem mais do que só eventos, e traçam as estratégias para fomentar as startups, incluem novas pessoas na jornada e disseminam a cultura da colaboração. 

Todo o trabalho com comunidades que realizamos aqui na Abstartups, conta com o apoio local dos líderes, e parte da nossa missão está em entender como essa jornada acontece e como podemos contribuir com ela. É por isso, que desde 2019, realizamos o FALCOM – Fórum Abstartups de Líderes de Comunidade, um encontro de lideranças locais para formação, trocar aprendizados, cases de sucesso e dividir suas dores. 

Se você quer conhecer com comunidades pelo Brasil, os líderes são as pessoas ideias para você se conectar. E agora, com o final do ano e os planejamentos para 2021 em progresso, fornecer informações é fundamental. Por isso, seguimos para entregar um diagnóstico – uma pesquisa qualitativa que avalia o grau de maturidade para as mais de 62 comunidades mapeadas em 2020. Aguardem que em breve volto com os resultados! 


Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.