Ir para o conteudo

Trabalho profissional em equipe: 5 motivos para implementá-lo na sua empresa

* Por IBMEX

O trabalho em equipe é uma técnica utilizada por inúmeras empresas e consiste na integração e alinhamento de objetivo dos funcionários. Essa metodologia promove diversas melhorias nos processos de produção e no ambiente organizacional, portanto, garante um maior crescimento e destaque da empresa, contribuindo de forma significativa para o seu sucesso.

Como funciona o trabalho em equipe?

Nessa estrutura de organização, os membros devem se ajudar, atuando como um time de desenvolvimento interligado, no qual há bastante diálogo, cooperação e dedicação. O ambiente estabelecido deve ser acolhedor e, ao mesmo tempo, motivar o crescimento dos integrantes do grupo e, consequentemente, da empresa.

Vale ressaltar a importância desse espaço ser receptivo e aberto à críticas, uma vez que isso permite que membros de posições mais baixas na hierarquia empresarial se sintam confortáveis para apontar suas insatisfações aos seus superiores, possibilitando que essas questões sejam resolvidas.

Além disso, essa lógica de equipe pode ser potencializada por meio da divisão dos funcionários em pequenos núcleos de trabalho com uma proposta em comum (como um projeto específico), ou então de maneira mais dispersa (todos trabalhando em conjunto, mas sem uma subdivisão de grupos conforme os projetos), variando de acordo com o perfil de cada organização.

Em certos casos, há inclusive a utilização dessas duas formas, ou seja, a empresa implementa o trabalho em equipe tanto em grupos menores, quanto em escala maior, auxiliando ainda mais na integração empresarial.

Cinco benefícios diretamente associados a essa forma de trabalho são:

Melhoria do ambiente organizacional

Em primeiro lugar, o trabalho em equipe faz com que os funcionários estabeleçam uma relação melhor e mais próxima entre eles, impactando positivamente no clima organizacional da empresa. Isso ocorre uma vez que, ao se sentirem mais interligados, os membros da organização desenvolvem uma sensação de pertencimento e passam a dialogar com maior frequência e a cultivar amizades e parcerias, os tornando mais motivados a trabalhar.

Essa motivação também aumenta a produtividade, pois, por se encontrarem mais dispostos e animados para o serviço, os funcionários evitam atrasos, se vestem melhor, ficam menos estressados, apresentam maior dedicação nas tarefas, além de permanecerem por mais tempo na empresa, reduzindo os custos com processos seletivos e treinamentos de novos membros. Portanto, a metodologia de equipe colabora para que os contribuintes tenham uma relação mais saudável com o ambiente de trabalho.

Desenvolvimento dos funcionários

Outra vantagem do trabalho em equipe está associada ao desenvolvimento dos funcionários. A convivência mais próxima dentro da empresa permite o aprimoramento de habilidades sociais, também conhecidas como “soft skills”, essenciais no mercado de trabalho atual. Essas competências são aperfeiçoadas por meio da interação entre as pessoas, sendo algumas delas relacionadas à cooperação, resiliência, humildade, sinceridade e parceria, de extrema relevância para o sucesso da empresa.

Otimização dos processos

Ademais, o trabalho em equipe com uma divisão de funções e tarefas justa e eficiente promove uma otimização dos projetos a serem realizados, capaz de encurtar os prazos de entrega da empresa, mantendo a qualidade de excelência. Com isso, a organização se torna mais produtiva e ganha destaque no mercado.

Crescimento da empresa

Com a otimização dos processos citada no item anterior, a empresa é capaz de aumentar o número de projetos, uma vez que haverá maior disponibilidade de tempo e recursos para novos clientes. Dessa forma, há não só um aumento dos lucros e do investimento na organização, como também um crescimento geral da empresa, pois ela eleva a sua posição frente à concorrência, ganhando maior reconhecimento no mercado, o que a torna mais influente e relevante.

Aumento da qualidade

Por fim, o trabalho em equipe possibilita que os funcionários tenham um contato maior entre si, ampliando o fluxo de ideias e a troca de informações. Com isso, há um processo eficiente de capacitação interna dos membros, uma vez que a transmissão de aprendizados por meio da troca de experiências promove o desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades. Dessa forma, a metodologia de equipe garante o desenvolvimento do nível de competência dos trabalhadores, aumentando consequentemente a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa.

Com esse ponto, conclui-se que a metodologia de equipe é utilizada em diversas empresas não só como uma forma de melhorar a qualidade e agilizar os processos de produção, mas também atua a fim de promover a integração entre os membros da organização e estabelecer um ambiente de trabalho mais saudável. Essa técnica é de extrema importância para o sucesso da empresa e para o desenvolvimento do grupo de contribuintes, garantindo assim vantagem competitiva e diferencial no mercado.


A Empresa Júnior Ibmex BH, foi fundada há mais de 15 anos com o propósito de entregar resultados de excelência na área de Consultoria Empresarial. Nesse sentido, somos guiados pela necessidade de resolver as dores dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, de capacitar nossos colaboradores cada vez mais e prepará-los para os desafios de uma carreira profissional.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas