Hoje é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e, para celebrar a data, o Google anunciou novos recursos a fim de auxiliar empreendedores a colocarem e impulsionarem seus negócios na internet. Entre as novidades, está a nova versão do site Google para PMEs, ferramenta de anúncio no Google Meu Negócio e uma página com insights do varejo.

Lançado em 2019, o Google para PMEs recebeu uma nova versão em que o site recebe um hub com recomendações para as pequenas e médias empresas enfrentarem melhor a nova realidade trazida pela pandemia, além de redesign e novas ferramentas. Agora, os empreendedores poderão encontrar as informações mais relevantes para cada tipo de empresa – se trata de um estabelecimento físico apenas, se já possui um site, se é uma loja virtual exclusivamente ou se simplesmente está começando um novo negócio.

O Kit de Marketing também é outra novidade anunciada hoje. Com ele, os pequenos negócios poderão compartilhar novidades e conteúdos com os clientes criando gratuitamente adesivos, cartazes e imagens para as redes sociais.

Pensando em como ajudar esses negócios se destacarem, o ‘Buscador de Oportunidades Locais’ oferecerá sugestões personalizadas para as empresas melhorarem a forma como aparecem na Busca do Google e no Maps e sejam encontradas sempre que os clientes procurarem.

Além disso, o Google oferecerá aos consumidores sugestões de pequenas ações que os consumidores podem adotar para apoiar suas empresas favoritas, como deixar uma avaliação, comprar um vale-presente, fazer uma doação ou priorizar os negócios locais sempre que precisarem comprar algo ou contratar um serviço.

A empresa também pensou em quem não tem site. O Brasil é o primeiro país a receber a ferramenta ‘Promova seu negócio’, que permite ao empreendedor anunciar diretamente pelo Google Meu Negócio. Para isso, basta clicar em “Promova seu negócio”, no painel de perfis verificado no Google Meu Negócio, avançar algumas etapas, e inserir o orçamento para a campanha. O Google criará a página de destino e também os anúncios, com todas as informações relevantes do perfil para alcançar o público na Busca, YouTube, Maps e Display.

Os empreendedores também terão acesso as categorias do varejo que estão despertando mais interesse na Busca do Google, os locais em que as pessoas estão buscando e as pesquisas relacionadas a elas, através do Think With Google. De acordo com a empresa, essas informações serão atualizadas diariamente de acordo com as mudanças de interesse observadas na Busca.

As novidades integram as ações programadas durante a semana, voltadas a donos de negócios que estão iniciando sua jornada digital, lugar onde os consumidores estão comprando mais. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Google com a IPSOS, entre os dias 27 e 30 de agosto, com mil respondentes, 54% afirmou estarem comprando mais em lojas online agora do que antes da pandemia.

“Esperamos que esses novos recursos – aliados às diversas ferramentas já lançadas esse ano – e treinamentos fortaleçam o ecossistema, voltando a gerar empregos e ajudando a recuperar a economia”, afirma Rodrigo Alarcon, gerente de Marketing de Produto do Google Brasil.