Ir para o conteudo

Como finalizar o ano no azul, mesmo em momentos de crise

* Por Yago Almeida

Já estamos em outubro e o ano de 2020 parece que passou em um piscar de olhos, não é mesmo?! Isso porque, em minha opinião, foram muitos, inusitados e inacreditáveis os acontecimentos desse ano. Para começar, tivemos um dos momentos mais dramáticos de nossas vidas: uma pandemia.

Com ela, além dos seríssimos e tristes acontecimentos na área da saúde, tivemos fortes impactos em setores essenciais para que nosso país pudesse se desenvolver, como a indústria de alimentos, farmacêutica, de automóveis, de eventos e tantas outras.

Infelizmente, não foram poucas as empresas que se viram obrigadas a fecharem suas portas e demitir funcionários que estavam há anos na casa. Temos passado por tudo isso desde março de 2020 e agora, em outubro, começamos a ver uma tímida retomada da chamada ‘vida normal’.

Por isso, para esse momento, proponho pensarmos em alternativas para que nós, empreendedores, possamos fechar o ano no azul, mesmo em momentos de crise. Precisamos, agora mais do que nunca, nos unirmos e encontrarmos caminhos para ajudar nossos negócios e, consequentemente, nosso país.

O que acha das ideias abaixo?

– (re) planeje todo seu negócio: imagino que assim como nós aqui na Olho no Carro, você tenha criado um plano de negócios para alavancar vendas ou fidelizar clientes e aumentar o faturamento. Mas, diante das mudanças impostas, esse é o momento ideal para rever esse plano, abrir mão de ações megalomaníacas e encontrar no simples o caminho ideal para entregar um produto ou serviço de qualidade;

– aposte (de uma vez por todas) no digital: a pandemia nos forçou a entender que o mundo é digital e precisamos nos adaptar a ele, caso queiramos que nossas empresas decolem. Por isso, abra mão das antigas planilhas ou de ficar apostando apenas em lojas físicas. O consumidor ficou ‘proibido’ de sair de casa, mas não de comprar. Portanto, siga as tendências e aposte no mundo online;

– (re) negocie: a palavra de ordem para fechar 2020 de forma saudável é flexibilidade. Isso é tanto de você para com seus colaboradores, quanto para suas relações com fornecedores, empresas de logísticas e etc. Por isso, marque conversas sinceras, seja honesto e refaça propostas para negociar dívidas ou prazos.

E você, o que tem feito para fechar 2020 no azul?


Yago Almeida é diretor comercial da Olho no Carro: startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.