Ir para o conteudo

5 dicas fundamentais para empreendedores iniciantes

* Por Gabriel Malinosqui

Saber como começar seu próprio empreendimento é uma das maneiras de colocar sua ideia no papel. Isso porque, antes de iniciar a execução de qualquer projeto, é super importante que algumas atitudes sejam tomadas, visando o sucesso futuro que seu produto pode ter.

Dentre as principais, está a necessidade de se especializar na área que deseja atuar e até mesmo saber como encontrar profissionais para dar vida a seu projeto. Pensando nisso, produzi um artigo com cinco dicas fundamentais para empreendedores iniciantes. Confira a seguir.

Valide seu modelo de negócio

Uma das principais dicas que posso dar para quem deseja abrir seu empreendimento é validar muito bem seu modelo de negócio antes de tudo. Para que isso seja possível, faça o planejamento de tudo que precisa ser feito com prioridade antes de ir ao mercado com seu produto. Por isso, identifique quem são os concorrentes, onde encontrar profissionais para que o desenvolvimento seja possível, e faça uma análise detalhada sobre quais os potenciais clientes, definindo algumas personas.

Além disso, é importante que você acompanhe a todo momento os resultados e os indicadores para saber se está ou não no caminho certo. Caso a resposta seja negativa, não tenha medo de errar e mude seu planejamento.

Busque especialização

O principal problema para quem está começando um produto é saber onde se especializar ou como encontrar profissionais que deem vida à sua ideia. Para auxiliar sua busca por conhecimento, antes de iniciar um projeto é preciso que você tenha amplo conhecimento da área em que pretende atuar, diminuindo, assim, as chances de erros acontecerem na execução.

Além disso, busque conhecimento mais técnico em livros, documentários sobre empreendedorismo e etc, fazendo de tudo para se manter atualizado diariamente sobre o mundo dos negócios. 

Saiba separar despesas pessoais e empresariais

É muito comum que nos primeiros passos de uma empresa, por causa de problemas financeiros ou até mesmo desorganização, o empreendedor utiliza o dinheiro do negócio para pagar suas despesas pessoais. Sendo esse um dos erros mais comuns entre donos de pequenos negócios, o recomendado é que o empreendedor retire mensalmente um valor pré-estabelecido para si e faça o investimento do restante em sua própria empresa, aumentando seu potencial de crescimento com o passar do tempo.

Pense em estratégias de comunicação

Um dos pilares do sucesso de toda empresa é saber como chamar atenção de clientes. Atualmente, o mais utilizado são as redes sociais, visto que todo mundo utiliza em seu dia a dia. Entretanto, estratégias de marketing como newsletter para o e-mail e até mesmo saber como trabalhar o funil de vendas podem trazer resultados à longo prazo. Por isso, não esqueça de que a comunicação é a alma do negócio.

Saiba valorizar sua equipe de trabalho

Após ter uma equipe consolidada trabalhando para o crescimento do seu empreendimento, é importante que você valorize o trabalho dos profissionais. Para isso, saiba dar feedbacks tanto positivos e construtivos a todos para que o crescimento de todos seja efetivo ao longo do tempo, aumentando a produtividade durante a execução das tarefas. Entretanto, tome bastante cuidado para que seu feedback não pareça arrogância que possa desmotivar a sua equipe.


Gabriel Malinosqui é formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista.  É apaixonado por empreendedorismo e quer mudar a vida das pessoas com tecnologia. Valida startups digitais desde os 17 anos e após aprender bastante com o mercado, fundou com outros sócios a ez.devs, empresa com foco em ajudar pessoas a tirarem seus produtos digitais do papel. Desde então já contribuiu para a evolução dos projetos de mais de 20 startups de todo o Brasil!

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas