Ir para o conteudo

SEO para landing page: dicas para otimização

* Por Caio Nogueira

Você quer que sua landing page cause uma boa impressão? Ótimo! Você já sabe como atrair tráfego para esse site? Descubra agora a importância de SEO para landing page.

Uma landing page é um site para o qual os usuários são direcionados especificamente por meio de medidas de marketing (por exemplo, banners publicitários). Portanto, a página é o primeiro ponto de destino do canal de marketing. Idealmente, ele é projetado de forma que o tráfego que chega até lá por meio de um determinado canal se converta em leads.

Para tanto, a landing page deve ser visualmente clara e, acima de tudo, projetada de forma direcionada. Mas como fazer as pessoas chegarem na Landing Page? É aí que entra o SEO!

SEO para landing page

A otimização de mecanismos de pesquisa também é marketing online. Certas técnicas são usadas para otimizar um site de forma que ele possa ser encontrado rapidamente com certas palavras-chave e seja o melhor entre os três principais resultados de pesquisa orgânica.

No entanto, uma landing page é caracterizada por ter o mínimo de texto possível, porque o usuário deve encontrar rapidamente o que procura. Com referências concisas e bem ilustradas deve ser levado a uma ação, uma conversão. Então não basta apenas criar o site, veja como otimizar landing page para SEO!

Conheça as palavras-chave

Antes de começar a otimizar seu site, você precisa saber as palavras-chave com as quais ele será pesquisado. Palavras-chave não são apenas isoladas (por exemplo, “marketing”), mas também frases inteiras (por exemplo, “marketing por e-mail”).

Pense nas palavras-chave que melhor descrevem a sua landing page. Conforme você pesquisa, faça uma lista inicial de palavras-chave. Verifique os resultados da pesquisa para cada um deles. O que você vê? Existem páginas com conteúdo semelhante à sua landing page? Em caso afirmativo, verifique as palavras-chave para essas páginas e adicione-as à lista.

Se você não estiver vendo nenhuma página relacionada, considere se as palavras-chave em sua lista são apropriadas. A maioria das pessoas que usa a Internet pode ter uma visão diferente do link ao qual sua palavra-chave está vinculada. Se os termos sugeridos pelo mecanismo de pesquisa corresponderem à sua landing page, adicione-os à lista também.

É hora das ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Verifique as palavras-chave de sua lista em uma ferramenta específica de palavras-chave. As ferramentas fornecerão ideias de palavras-chave adicionais, bem como o número de buscas para cada palavra-chave. Em seguida siga as seguintes etapas:

– Na lista sugerida, selecione apenas os resultados que apontam para sua página;

– Salve todos os resultados por número de pesquisas, do maior ao menor;

– Selecione uma e apenas uma palavra-chave desta lista (ganância não compensa, não importa o que se diga sobre ela), aquela que melhor descreve sua landing page. Esta será a principal palavra-chave para a otimização do seu site;

– As primeiras 5 palavras-chave na lista, excluindo a palavra-chave principal serão palavras-chave adicionais do seu site;

A busca por palavras-chave pode demorar um pouco, mas felizmente as outras 6 etapas demoram muito menos.

Cause uma boa primeira impressão com a tag de título

Quando os robôs dos mecanismos de pesquisa encontram uma tag de título em uma página, isso pode ser comparado ao primeiro aperto de mão entre as pessoas. Coloque sua palavra-chave principal na tag de título. Então, o robô saberá qual é o tópico da sua página imediatamente.

Se ainda houver espaço, você pode adicionar algumas palavras-chave adicionais, desde que não exceda 70 caracteres. E se você conseguir fechar em 65 caracteres, a landing page com certeza vai causar uma impressão positiva no robô do Google.

A Meta Descrição

Não se esqueça da tag meta descrição – é uma espécie de placa gratuita em SERPs (Search Engine Results Page). A meta descrição geralmente é exibida logo abaixo do URL e do título da página. Embora possa acontecer que os motores de busca mostram no local da meta descrição exatamente o que mais gostam (por exemplo, um fragmento de texto do seu site), uma descrição bem preparada tem uma boa chance de ser exibida nos resultados. Por onde começar?

– Escreva o mais simples possível;

– Forneça o tópico da página;

– Não exceda 150-160 caracteres;

– Adicione a palavra-chave principal (os motores de busca podem exibi-la em negrito);

– Conclua uma frase de chamariz eficaz (call to action) que solicite a visita do usuário;

– Lembre-se de que você está criando uma meta descrição mais para o usuário do que para o robô do Google, então faça com que pareça “humana”.

Ajuste seu URL

Um bom URL é como a cereja do bolo: faz com que o site pareça mais “apetitoso” para os rastreadores da web e chame a atenção. Se você puder, coloque uma palavra-chave no URL da página, mas tenha cuidado: se for muito longa, pode parecer spam e isso afeta negativamente a UX.

Título imbatível

Um título bem escrito é aquele que chama a atenção e diz “leia-me!” O título perfeito atende a essas condições e também deixa os robôs da web felizes com a palavra-chave.

É melhor se você inserir a palavra-chave no título da landing page para que ela se encaixe bem (você pode alterar a palavra, se necessário).

Os robôs podem tratar a palavra-chave no título como um sinal de que a página está diretamente relacionada a ela por tema. Lembre-se de que o título mais importante deve ser marcado como h1 (e um será suficiente!).

Palavras, palavras, palavras

Os robôs da Internet adoram ler, embora não entendam uma palavra; mas essa situação está mudando lentamente. Independentemente de os robôs realmente entenderem o significado do texto ou simplesmente processá-lo de acordo com as regras dadas, todos eles precisam de palavras para agir.

Quando você escreve um texto para a landing page, ele deve fazer com que o destinatário execute uma determinada ação, por exemplo, inscrever-se em um boletim informativo. Este é o seu objetivo mais importante, mas adicione mais um elemento a ele: palavras-chave (principais e secundárias).

Se necessário, você pode alterá-los gramaticalmente para que formem um todo consistente com o resto do texto. Você pode até mesmo dividir as frases em palavras individuais e colocá-las em lugares diferentes no texto.

Se nenhum desses métodos funcionar e as palavras-chave ainda parecerem artificiais no texto, use sinônimos de palavras-chave.

Atenção, robôs não enxergam tudo!

A pesquisa na Internet por imagens é comum, e os robôs ainda não enxergam tudo (embora os mecanismos de pesquisa também estejam trabalhando nisso com afinco).

Eles usam toneladas de maneiras de reconhecer o que está em uma imagem sem realmente “ver”. Por exemplo, eles usam o atributo alt fornecido para a tag img. Ele tem uma função semelhante a uma etiqueta de produto em uma loja. Portanto, inclua uma breve descrição da imagem que você está colocando em sua landing page na tag alt.

Otimização para landing page

A otimização direcionada é, portanto, possível sem simplesmente fazer muito. No entanto, você não pode se limitar a um URL. O caminho para o sucesso da sua landing page passa por SEO, marketing de conteúdo, experiência do usuário e muito mais.

Na otimização de mecanismos de pesquisa, devemos sempre estar cientes de que cada página será potencialmente uma landing page para algum usuário. Portanto, devemos sempre atentar para a otimização da conversão para que o usuário encontre o caminho para a oferta. Isso mostra mais uma vez que o objetivo do SEO não é apenas gerar tráfego, mas, em última análise, trata-se de leads.


caio nogueiraCaio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas