O YouTube, da Alphabet, anunciou hoje o lançamento do Shorts, versão semelhante ao rival de mídia social TikTok, habilitado em sua plataforma de compartilhamento de vídeo.

Nos próximos dias, será lançada uma versão beta antecipada da novidade na Índia, que será expandida para mais países em alguns meses, tanto para o Android quanto para o iOS.

A novidade vai permitir que o usuário faça vídeos de até 15 segundos. Além disso, ele poderá inserir músicas, controle de velocidade e um cronômetro para gravar com as mãos livres. Os conteúdos estarão facilmente dispostos em uma linha na página inicial da plataforma, onde quem estiver assistindo poderá deslizar verticalmente de um vídeo para o próximo, além de descobrir outros vídeos curtos semelhantes. 

A empresa afirmou em comunicado em seu blog oficial que nas próximas semanas e meses, vai continuar lançando mais ferramentas de criação e maneiras mais fáceis de assistir a vídeos curtos na plataforma. Todos os meses, 2 bilhões de espectadores vêm ao YouTube.