O WhatsApp anunciou uma nova função no aplicativo. A partir de agora, o usuário poderá pesquisar no Google o conteúdo das mensagens encaminhadas com frequência. Para acessar a novidade, basta tocar ou clicar no botão de lupa que será exibido ao lado da mensagem.

Ao fornecer uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, a empresa ajuda os usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido, evitando a disseminação de fake news e outras informações imprecisas. Para manter a natureza privada do WhatsApp, em abril, a empresa limitou o encaminhamento das mensagens identificadas a uma conversa por vez.

Além disso, o recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem.

O recurso de pesquisar na internet já está disponível para os usuários no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido que usam a versão mais recente do WhatsApp para Android e iOS, e do WhatsApp Web.