O aplicativo TikTok, que enfrenta a ameaça de uma proibição dos EUA, disse hoje que instalará seu primeiro data center europeu na Irlanda, estendendo sua presença no país onde já possui um centro para lidar com questões regulatórias regionais.

“Esse investimento na Irlanda, no valor de aproximadamente € 420 milhões, criará centenas de novos empregos e desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da salvaguarda e proteção dos dados dos usuários do TikTok, com um sistema de defesa de segurança física e de rede de ponta, planejado em torno de esta nova operação. Esse novo data center regional trará benefícios tangíveis, incluindo a redução do tempo de carregamento, que ajudará nossa comunidade TikTok a desfrutar de uma experiência ainda melhor. Quando nosso data center estiver funcionando, os dados de usuários europeus serão armazenados neste novo local”, disse Roland Cloutier, Diretor Global de Segurança da Informação do TikTok.

Ainda segundo Cloutier, a Irlanda já desempenha um papel fundamental nas operações europeias do TikTok, estas que estão em rápida expansão. “Desde a criação do nosso Centro de Confiança e Segurança em Dublin, no início deste ano, expandimos rapidamente nossa equipe e nomeamos líderes seniores que aprimoram continuamente as estratégias, políticas e processos projetados para manter as pessoas no TikTok seguras”, disse.

Refletindo a importância de suas operações na Irlanda, o porta-voz disse ainda que a empresa irlandesa da TikTok tornou-se recentemente a controladora de dados ao lado da empresa britânica da companhia. “Como parte desse desenvolvimento, também continuamos a aumentar nossas equipes de proteção de dados e privacidade”.

A empresa reforça o trabalho de proteger a privacidade e os dados de sua comunidade, tido como prioridade. “O anúncio de hoje é apenas a parte mais recente de nosso trabalho em andamento para aprimorar nossa capacidade e esforços globais para proteger nossos usuários e a comunidade TikTok”. A expectativa é que o data center comece a funcionar no início de 2022.