A Housi, plataforma de moradia por assinatura, anunciou uma parceria com a Flatmatch, aplicativo que conecta pessoas interessadas em compartilhar um mesmo imóvel, com o objetivo de plugar grupos de locadores aos imóveis administrados pela Housi na capital paulista.

Usando inteligência de dados, a startup faz um match duplo, coletando dados de preferências de pessoas e de que tipo de imóvel buscam. A partir dessas duas informações, do flatmate e do imóvel, acontece o cruzamento no algoritmo desenvolvido pela Flatmatch.

A parceria é um reflexo da demanda do mercado e, principalmente, do novo conceito de moradia, que busca dividir espaços, socializar e compartilhar momentos. “O mundo hoje funciona por demanda. As pessoas não querem mais ter a posse e sim a experiência, e o compartilhamento faz parte nessa nova forma de viver”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.

Apenas em São Paulo, a Housi administra mais de 5 mil unidades. Os imóveis estão localizados na rua Bela Cintra, em São Paulo, onde fica a flagship da Housi, além de unidades pulverizadas em cerca de 200 empreendimentos de outras incorporadoras, situados em diversos bairros da cidade. A plataforma já contabilizou mais de nove mil locações e 20 mil usuários, desde que foi criada, em 2019.

Aluguel sem burocracia

Uma vez que o match entre os moradores acontece, a Housi fica na linha de frente do contato com o locatário, cuidando de qualquer problema relacionado à manutenção, limpeza, e outras questões do dia-a-dia de um imóvel. Ao final do mês, a Housi repassa os valores ao proprietário, descontando o valor da taxa de administração.

O interessado em alugar um imóvel, basta acessar o site da Housi, selecionar o imóvel, o período de estadia, realizar o pagamento via cartão de crédito e, claro, se hospedar. Todos os apartamentos administrados pela Housi estão disponíveis para locação digitalmente. As unidades seguem um padrão da empresa, mobiliadas e equipadas com cooktop, geladeira, cama, sofá, wifi e TV a cabo. Possuem infraestrutura e serviços pay per use com atendimento 24 horas por dia e limpeza semanalmente.

Os moradores da Housi também podem contar com um ecossistema de parceiros que proporcionam experiências e serviços que otimizam o tempo, trazem mais agilidade e proporcionam economia por meio dos descontos acordados. São mais de 20 empresas parceiras, entre elas: Apptité, BTFit, Docway, ifood, Grow, Lev, Singu e Turbi.

Além de São Paulo, a Housi tem operações em Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, com foco em moradia por assinatura. O valor de mercado dos imóveis geridos em sua plataforma giram em torno de R$ 3,5 bilhões. A expectativa da startup é chegar R$ 10 bilhões até o fim do ano.