A missão do seu negócio é tornar as moradias mais dignas e salubres? Com esse mote propositivo, Artemisia e Gerdau abrem as inscrições para a terceira edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia,que conta com a parceria do Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos, além do apoio da CAIXA e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

O programa de aceleração de curta duração está com as inscrições abertas até dia 24 de agosto e vai selecionar até 15 negócios de impacto social que estão endereçando problemas de habitação da população em situação de vulnerabilidade social. A proposta é fortalecer empreendedores que conduzem soluções destinadas a tornar as moradias mais saudáveis, dignas e confortáveis, com potencial de atender milhares de brasileiros.

Para o Lab Habitação: Inovação e Moradia, as organizações realizadoras estão em busca de empreendedores de todo o Brasil, que tenham negócios inovadores, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas: acesso à moradia de qualidade; reformas habitacionais; água e saneamento;empregabilidade na construção civil; inovação na construção civil; acesso a microcrédito habitacional; gestão de condomínios de habitação popular; regularização fundiária; infraestrutura e melhoria do espaço público; e energia.

Em sua terceira edição, o programa traz algumas novidades: passou a ser totalmente online – formato que permite uma maior diversidade regional e responde ao contexto da pandemia da covid-19 –; foi estendido, tendo agora duração de 12 semanas; as formações serão no final da tarde para melhor encaixe nas agendas dos empreendedores; novos conteúdos associados ao momento atual foram acrescentados à metodologia, sobretudo envolvendo os desafios de sobrevivência do negócio; e houve um aumento do valor do capital semente, que passou a ser de R$ 30 mil para cada um dos três negócios que se destacarem ao longo da aceleração. Além do recurso financeiro, os destaques também terão acesso, por mais três meses após o programa, a uma metodologia intensiva e personalizada com foco no desenvolvimento individual do negócio – um dos grandes diferenciais do ano.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o programa, que já apoiou mais de 50 empreendedores, foi idealizado para fortalecer os negócios de impacto por meio de conteúdos práticos, recursos e conexões relevantes para que as iniciativas sejam potencializadas e possam melhorar as condições de moradia de milhares de brasileiros.

“Na edição 2020, a jornada será totalmente online e ministrada ao longo de 12 semanas. Para responder ao cenário atual, os conteúdos foram aprimorados para responder aos desafios do momento, o que envolve focar em habilidades empreendedoras e fortalecimento dos negócios. Nesse sentido, o lab trará capacitação sobre como o empreendedor pode identificar os principais desafios do negócio; validar hipóteses; conduzir ações mais assertivas; avaliar os resultados; e definir os próximos passos”, afirma a executiva, acrescentando que os participantes terão acesso a uma curadoria de conhecimento, composto por ferramentas e conteúdos de enfrentamento à crise.

Maure destaca ainda a relevância e urgência da temática: “é urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas aos desafios de moradia que afligem a população mais vulnerável. Iremos apoiar essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de muitos brasileiros.”

Para Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau Aços do Brasil, Argentina e Uruguai, “negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. Buscamos empoderar pessoas e empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira.”

As inscrições podem ser feitas no site.